sábado, 26 de março de 2016

Vírus da zika chegou ao Brasil em meados de 2013, segundo estudo

O vírus da zika chegou ao Brasil muito antes do que se imaginava, em meados de 2013, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (24) na revista "Science". A presença do vírus no país só seria identificada em abril de 2015. A pesquisa foi liderada por cientistas do Instituto Evandro Chagas, no Pará, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A conclusão partiu de sete sequenciamentos do genoma do vírus isolado em amostras coletadas no Brasil e de análises de viagens aéreas de passageiros vindos de áreas endêmicas ou com surto de zika nas ilhas do Pacífico.

A análise dos dados genômicos revelou uma variabilidade muito pequena entre eles, o que sugere que houve uma introdução única do vírus no país, em algum momento entre maio e dezembro de 2013.

Registros de viagens aéreas demonstram, segundo pesquisadores, que houve um aumento de passageiros vindos de regiões afetadas pelo vírus da zika justamente neste período. Segundo o biólogo Oliver Pybus, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Oxford, a partir do final de 2012, houve um aumento de 50% na chegada de passageiros ao Brasil vindos de áreas com zika.

Hipótese: Copa das Confederações

Uma das hipóteses em estudo é que o vírus pode ter sido introduzido no país durante a Copa das Confederações de 2013, que ocorreu no Brasil entre 15 e 30 de junho de 2013. O evento teve a participação do Taiti, que fica na Polinésia Francesa, região que foi afetada pelo vírus naquela época.

Este é o primeiro estudo sobre o surto de zika no Brasil a fazer uma análise desse tipo em relação aos dados genômicos, segundo Nuno Faria, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Oxford e do Instituto Evandro Chagas.

O estudo também contou com a participação de pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal de Feira de Santana, da UIniversidade de Washington, da Universidade de Toronto e da Universidade do Texas.

Fonte: G1

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...