A Globo triplicou, em relação à premiação do ano passado, o bônus que
o clube campeão do Campeonato Brasileiro levará a partir de 2019: De R$
10 milhões em 2015, passou para R$ 30 milhões a partir de 2019, o blog
apurou.
Para efeito de comparação, é quase o dobro do que o
Internacional recebeu de luvas para acertar com o Esporte Interativo (R$
17 milhões) e metade do que o São Paulo levou para renovar com a
Globosat (R$ 60 milhões).
O aumento da premiação acontece no
momento em que a programadora e o canal fechado Esporte Interativo
duelam pelos direitos da TV fechada do Brasileiro a partir de 2019 e
está previsto no acordo de renovação entre os clubes que fecharam com a
Globosat.
Os valores dos bônus pagos aos clubes, de acordo com suas performances no Nacional, aumentaram de maneira proporcional.
Por
exemplo, o vice-campeão, que ganhou no ano passado R$ 6,3 milhões,
receberá na edição de 2019 do Brasileiro aproximadamente R$ 19 milhões. E
assim sucessivamente de acordo com a posição na tabela classificatória.
Trata-se da resposta da Globosat aos clubes que pediram que o dinheiro fosse dividido respeitando critérios de meritocracia.
Nessa
mesma linha, a programadora atendeu uma reivindicação dos clubes ao
usar um modelo semelhante ao inglês para a distribuição do dinheiro,
adotando a divisão em 40%, 30% e 30%. Ou seja, os clubes que fecharem
com a Globosat dividirão equalitariamente 40% do valor total
disponibilizado pela programadora, outros 30% serão divididos de acordo
com suas performances dentro de campo e os 30% restantes serão
distribuídos de acordo com as audiências alcançadas por cada time.
O
Esporte Interativo, que tem como principais atrações a Liga dos
Campeões e a Copa do Nordeste, busca mais atrações ao vivo para
preencher sua grade, especialmente no período noturno e nos finais de
semana. A necessidade aumentou após o canal entrar este ano na grade da
NET.
A Sky não tem previsão de incluir o Esporte Interativo, do grupo Turner, em sua grade de programação.
A
disputa entre os canais não está restrito ao Brasileiro: Sportv, da
Globosat, Fox Sports e Esporte Interativo já abordaram a CBF
interessadas nos direitos da Copa do Brasil, que atualmente são da
Globosat, que já renovou os direitos do Campeonato Paulista até 2019 e a
Série B do Brasileiro até 2020. Até mesmo os direitos do WSL (World
Surf League), primeira divisão do surfe mundial, foi motivo de disputa
entre os canais.
A Globosat fechou com, pelo menos, dez clubes:
Corinthians, São Paulo, Grêmio, Fluminense, Vasco, Botafogo, Vitória,
Sport, Cruzeiro e o Atlético-MG.
O Esporte Interativo acertou
com, no mínimo, oito clubes: Santos, Internacional, Atlético-PR, Bahia,
Ceará, Paysandu, Sampaio Corrêa e Paysandu.
Fonte:uol
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