domingo, 21 de setembro de 2014

MÉDICAS CUBANAS EM SÃO MIGUEL-RN, DESENVOLVE PROJETO SOBRE SAÚDE DO IDOSO

Nas UBS 13 de Maio e Núcleo Manoel Viera está se desenvolvendo um projeto da atenção a saúde do idoso com as Doutoras Cubanas Yuleisi de la Cruz Carmenaty e Yusimi Cabada Martinez, onde o objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, é importante conhecer que atenção primaria é a porta de entrada do sistema único de saúde, onde é capaz de trabalhar com programas de saúde para prever diferentes doenças e à importância destas avaliações para o diagnóstico e tratamento oportuno das doenças que podem trazer com sigo uma diminuição da capacidade funcional dos idosos.
Falamos da importância de ter um envelhecimento saudável e sob monitoração da equipe de saúde, a importância do acompanhamento periódico dos idosos na unidade de saúde e assim com o comprometimento de todos os professionais de saúde poderem trabalhar com este grupo de etário.

A comunidade deve conhecer em quanto aos riscos de doenças cardiovasculares e neurológicas decorrentes destas doenças, à necessidade de realização de exames complementares assim como a periodicidade com que devem ser realizados exames complementares.

Durante o projeto se realizaram palestras para Informar a comunidade os direitos dos usuários de ter acesso aos medicamentos Farmácia Popular/Hiperdia.

Além de informar sobre os casos dos idosos acamados ou com problemas de locomoção que precisem da visita domiciliar. Abordaremos temas como a importância da realização da medida da pressão arterial após os 60 anos de idade e os fatores de risco para o desenvolvimento de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), assim como a importância do rastreamento para Diabetes Mellitus (DM) em idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg ou para aqueles com diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica.

Trataremos outros temas sobre os benefícios da adoção de hábitos alimentares saudáveis. Assim como a importância da realização de atividade física regular.

Os idosos deve ir ao posto com a caderneta do idoso e o cartão do SUS.O atendimento será feito todas as quintas feiras pela manhã.

Acreditamos que com o trabalho da equipe de saúde e o apoio da família, a comunidade e o gestor vamos a modificar a qualidade de vida dos idosos micaelense.

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...