sábado, 20 de setembro de 2014

Assassinatos cresceram 12,9% no RN durante os oito primeiros meses de 2014

A quantidade de assassinatos registrados em todo o Rio Grande do Norte nos oito primeiros meses deste ano cresceu em 12,9%, se comparada ao mesmo período de 2013. É o que revela os dados reunidos pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos.


Conforme o levantamento feito pelo órgão, entre os meses de janeiro e agosto de 2014, o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) registrou 1.212 assassinatos em todo o estado. Nesse mesmo período do ano passado, 1.073 pessoas foram mortas no RN.

Na última terça-feira (16), a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou que houve uma redução de 26,4% no número de registros de assassinatos em território potiguar entre os meses de julho e agosto deste ano. Contudo, na opinião do presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, o advogado Marcos Dionísio, esse dado ainda não reflete numa significativa queda nos casos de homicídios no RN.

“A redução entre esses dois meses é fato e também uma boa notícia. Mas, se compararmos a série histórica do ano anterior, isso ainda não gerou uma queda real nas estatísticas”, considera o advogado.

Uma das ações apresentadas pela Sesed para justificar a redução de assassinatos no RN nos últimos meses foi a reestruturação da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom) de Natal, que possibilitou dobrar o número de policiais trabalhando nessa unidade.

No entanto, os dados do Conselho Estadual de Direitos Humanos apontam que, até o último dia 16 deste mês, 413 pessoas foram assassinadas em Natal em 2014. São seis homicídios a mais registrados no mesmo período do ano passado, com um aumento de 1,47%.

*Portal no AR

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...