O último debate com os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte na TV aberta acontece na noite desta terça-feira (30) na Inter TV Cabugi. O programa vai ao ar logo após a novela Império, e terá a mediação do jornalista Ari Peixoto. Dos cinco candidatos ao governo do RN apenas Simone Dutra, candidata do PSTU, não participará do debate. Participam: Araken Farias (PSL), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Professor Robério Paulino (PSOL) e Robinson Faria (PSD).
O diretor de jornalismo da Inter TV Cabugi, Luiz Veiga, acredita que o debate irá ajudar os eleitores na escolha do melhor candidato. "Tradicionalmente esse é um debate decisivo, é o último da TV aberta, e que pode ajudar o eleitor a definir o voto. Esperamos que os candidatos evitem ataques pessoais e aproveitem a oportunidade para discutir propostas que é o que o eleitor quer ouvir", disse.
O jornalista Ari Peixoto, que está em Natal para mediar o debate, espera um confronto de ideias de alto nível para contribuir com o alto percentual de indecisos no estado. "O percentual de indecisos está alto no estado então esperamos que seja um debate propositivo que ajude o eleitor a escolher o candidato", afirmou.
A ordem em que os candidatos farão perguntas foi sorteada com a presença de representantes de todos os partidos. De acordo com as regras, o debate terá três blocos. No primeiro e no segundo bloco haverá uma rodada de perguntas com tema livre e uma rodada com tema determinado. O terceiro bloco será para as considerações finais de cada candidato.
Nos dois primeiros blocos, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta de tema livre e uma pergunta de tema determinado e poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas na parte de tema livre e duas na parte de tema determinado.
Os candidatos terão trinta segundos para fazer a pergunta; o candidato escolhido para responder terá um minuto e meio para a resposta; o candidato que perguntou terá um minuto para a réplica; e o candidato que respondeu terá um minuto para a tréplica. No último bloco, cada candidato terá um minuto para fazer as considerações finais.
G1-RN