segunda-feira, 18 de março de 2013

Seca provoca mobilização em São Miguel


O açude Bonito, que abastece o município de São Miguel, no Alto-Oeste, baixa seu nível em grande velocidade e se não chover satisfatoriamente nos próximos dias, esse reservatório poderá secar, causando consequências drásticas à cidade e ao sertão. Diante da incapacidade de bombeamento para as encanações, a Prefeitura já iniciou o abastecimento da população através de carros-pipas como sistema paliativo para não deixar as comunidades sem água.

O chefe de gabinete da Prefeitura, José Barbosa de Souza, afirmou que o prefeito Dario Vieira vem desenvolvendo esforços no sentido de manter o abastecimento, mas reconhece que as dificuldades são imensas, já que tudo vem sendo realizado com recursos próprios. Esse trabalho que é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura do município recebe o apoio do Exército.

O problema vem afetando todos os segmentos da sociedade, e diante disso, a vereadora Adalcina Vieira iniciou o movimento SOS Seca e programa uma grande movimentação para o dia 30 deste mês, Sábado de Aleluia, quando pretende mobilizar, além dos moradores de São Miguel, as populações dos municípios de Coronel João Pessoa, Venha-Ver e Dr. Severiano.

A finalidade do movimento é despertar as autoridades e sensibilizar o governo para efetivação de um sonho da região: a construção da barragem de Poço de Varas, localizada em Coronel João Pessoa, e que iria beneficiar todos os municípios da região.

O ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, informou que durante sua gestão foi produzido um amplo projeto para construção da barragem. Segundo ele, além do projeto foram feitos encaminhamentos ao governo e demais órgãos competentes também na esfera federal. O projeto chegou a ser aprovado, mas até agora não foi realizado, não por falta de cobranças. Ele disse que a construção dessa barragem seria a redenção de uma importante região do Estado, gerando inclusive riquezas a partir da agricultura irrigada.
São Miguel conta hoje com cerca de 22 mil habitantes, mas a população beneficiada com a barragem de Poço de Varas chega a mais de 40 mil habitantes.

A movimentação do SOS Seca terá concentração na praça de eventos Maestro Pedro Rufino, o popular Pátio da Folia, a partir das 17 horas, do dia 30.

 gazetadooeste.com.br










Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...