terça-feira, 19 de março de 2013

Mais de 1,5 milhão eleitores ainda não regularizaram o título eleitoral

Ao todo, 17.110 pessoas regularizaram a situação eleitoral até a última sexta-feira, 15 de março. Mas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda faltam mais de 1,515 milhão de brasileiros com alguma irregularidade. Elas não votaram nas três últimas eleições e também não justificaram a ausência, por isso podem ter o título de eleitor cancelado. O prazo para regularização vai até o dia 25 de abril.
As eleições municipais, eleições suplementares e referendos são contados como falta pela Justiça Eleitoral. Somente os pleitos anulados não contarão como falta. Aqueles eleitores cujo voto é facultativo e as pessoas com deficiência que apresentem dificuldades para votar não serão considerados como faltosos.
Para consultar se o nome está ou não com pendências, o eleitor deve procurar um cartório eleitoral mais próximo. A listagem está disponível também na página do TSE na internet, no menu “Serviços ao eleitor”.
Como se regularizar - Se constatado na lista de irregulares, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral do atual domicílio, com um documento oficial com foto – a exceção do passaporte -, e comprovante de domicílio eleitoral. Caso haja débitos com a Justiça Eleitoral, o valor da multa, se aplicado, é decidido pelo juiz eleitoral.
No caso dos eleitores que vivem fora do Brasil e desejam regularizar o título é preciso procurar a repartição consular ou Embaixada do Brasil. O interessado deve portar documento oficial de identificação, ou comparecer a qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor, quando retornar ao Brasil.

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...