terça-feira, 12 de março de 2013

Governo do RN lança Convênio de Regularização Fundiária de 13 municípios, entre eles Cel. João Pessoa, Dr. Severiano, Encanto e Venha-Ver

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), realizará, nesta quinta-feira (14/03), Ato de lançamento de Convênio de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária de 13 municípios potiguares. O encontro, que contará com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, será ás 14h, no auditório da Governadoria.

De acordo com o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, o evento ocorrerá em duas etapas: a primeira etapa será a de entrega de mapas fundiárias (emoldurados) aos prefeitos de São José do Campestre e Santana dos Matos - os mapas indicam o cadastro e georreferenciamento dos imóveis rurais que estão prontos para ser titularizados.

Na segunda etapa, será realizada apresentação do Convênio, celebrado entre o Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que objetiva definir cronograma e metodologia participativa de trabalho de regularização de 13 cidades do RN - sendo 6 inseridas no território do Mato Grande (Jardim de Angicos, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco e São Miguel do Gostoso), e 7 no território do Alto Oeste (Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana e Venha Ver).

Ainda de acordo com Fernandes, na oportunidade, também serão entregues títulos de propriedade para agricultores familiares do município de Santana do Mato, acrescentou o secretário, se referindo ao início da titulação de 1.098 agricultores em Santana dos Matos e 388 em São José do Campestre, municípios com mais de 80% do trabalho concluído.

Para o titular da Seara, o trabalho de regularização fundiária é um instrumento de planejamento estratégico indispensável para a implantação de políticas públicas, beneficiando não só os gestores públicos, mas, sobretudo os trabalhadores rurais. Após a regularização, o produtor rural terá, por exemplo, a segurança jurídica da posse do seu imóvel, a garantia de transmissão do bem no caso de sucessão, o acesso às políticas públicas, em especial o crédito e assistência técnica, e a valorização do seu imóvel.

Já o gestor público, o mesmo terá conhecimento da estrutura fundiária existente no meio rural, sem nenhum custo para os municípios, facilitando a elaboração do seu projeto de desenvolvimento rural sustentável, além de acesso à base de dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural e aos dados cadastrais relativos à atividade econômica desenvolvida em cada imóvel rural.

Na ocasião, além das ações de Regularização Fundiária, também serão apresentadas outras políticas públicas voltadas para o homem do campo, como: Programa Nacional de Crédito Fundiário e Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras.

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...