Radio

quarta-feira, 27 de março de 2013

Obesidade mata e deve ser pauta da agenda de Saúde dos Municípios.


Na última semana, foi divulgado que o Sistema Único de Saúde (SUS) chega a gastar R$ 116 milhões com uma doença que nos últimos anos alcança mais vítimas: a obesidade. A pesquisa é da Universidade de Brasília (UnB) que analisou os atendimentos na média e alta complexidade e também os tratamentos feitos na rede pública por causa da obesidade e de outras doenças relacionadas a ela.

No sentido de aperfeiçoar o tratamento de pessoas obesas, o Ministério da Saúde lançou a Linha de Cuidados Prioritários do Sobrepeso e da Obesidade no SUS. Por meio das Portarias 424 e 425/2013, está prevista a prevenção feita pela Atenção Básica – com atendimento psicológico - e novas regras para procedimentos cirúrgicos e pós-cirúrgicos – o SUS dará cobertura para mais uma cirurgia plástica reconstrutiva, serão agora cinco tipos de cirurgias.

Na nova Portaria há a redução da idade mínima (de 18 para 16 anos) e máxima para cirurgias. A avaliação clínica é que vai determinar se o paciente pode ou não se submeter à cirurgia. A portaria também prevê incremento no valor pago em cinco exames ambulatoriais pré-operatórios; o reajuste médio em 20% das técnicas de cirurgia bariátrica na tabela do SUS; e o incremento financeiro, o SUS passa a autorizar a realização da técnica Gastrectomia Vertical em Manga (Sleeve) - agora estão autorizadas quatros técnicas de cirurgia bariátrica.

Prevenção
 
A obesidade é uma doença causada por altos índices de gorduras e açucares no sangue. Para evitá-la, é preciso incentivar a população a fazer atividades físicas, principalmente nas escolas.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores para a importância do tema, tendo em vista que atualmente, o perfil epidemiológico é o de morte por doenças crônicas não transmissíveis.

O excesso de peso favorece a morte por outras doenças crônicas como problemas cardíacos, diabetes, entre outras. Prevenir e educar a população para que tenha bons hábitos alimentares e fomentar a atividade física deve ser pauta da agenda de saúde dos Municípios.

Corporação potiguar é representada em evento



O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, coronel Elizeu Lisboa Dantas; e o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, Francisco Canindé de Araújo Silva, estão em Brasília, no Distrito Federal, participando da 1ª Reunião Extraordinária promovida pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG) que tem, entre outros objetivos, discutir o fortalecimento das instituições de segurança pública e de defesa social no País.


Entre os assuntos que estiveram em pauta na segunda-feira, dia 25, esteve a proposta, elaborada pelo CNCG, do Projeto de Lei Nº 4.363, de 2001, que será encaminhado ao Ministério da Justiça (MJ) para apreciação e tramitação. O Projeto de Lei Nº 4.363 estabelece as normas gerais para uma nova Lei Orgânica das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, detalhando itens relacionados a efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, entre outras providências.

Ontem, dia 26, o encontro foi aberto pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Durante todo o dia, os comandantes dos Corpos de Bombeiros e das Polícias Militares do Brasil discutiram temas diversos, de interesses mútuos, apresentando, ao final no encontro, propostas de ações conjuntas entre as instituições de segurança pública.
*Gazeta do Oeste

Comitê da Seca do RN reuniu-se ontem e construção do Açude Poço de Varas foi um dos temas do encontro


Durante a primeira reunião do Comitê de Combate à Seca com a presença dos novos secretários de Agricultura, Júnior Teixeira e, de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, ficou definido que o grupo envolvido irá realizar uma reunião no município de Currais Novos, em data a ser definida. A proposta aprovada pela governadora Rosalba Ciarlini, na ocasião, tem o objetivo informar aos representantes da região sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas para amenizar os efeitos da estiagem no Estado.

Segundo o secretário de Agricultura, Júnior Teixeira, todos os órgãos que integram o Comitê e outros como o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) serão convocados a participar a fim de esclarecer os trabalhos realizados por cada área. “A ideia é que sejam feitas reuniões itinerantes em todo o Estado para que as demais instituições e prefeituras participem da dinâmica das discussões”, pontuou o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape).

Durante a reunião, o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, informou que, desde que assumiu a pasta, foi dada a autorização para perfuração de 50 poços. Segundo dados apresentados pelo secretário, no último semestre foram recuperados 149 poços e instalados outros 59. Além disso, 71 poços estão em fase de instalação e mais 251 foram perfurados e instalados, o que resulta em um total de 530 poços.

De acordo com Leonardo Rêgo, a Semarh está firmando convênios com as prefeituras para a instalação e perfuração de mais 250 poços. Nos municípios de Tangará, Campo Redondo e Francisco Dantas, o convênio já está em prática. Também será iniciada a construção de 2.385 cisternas, além dos 54 municípios que serão contemplados para a construção de barreiros.

“Estamos pleiteando um empenho junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a perfuração e instalação de mais 847 poços tubulares. A carta-consulta que foi apresentada está aprovada, mas este ainda é um pleito que será levado ao Governo Federal através de uma articulação política da governadora junto à bancada federal. Vale salientar que o Rio Grande do Norte tem, atualmente, 1,1 mil poços que estão perfurados e não instalados. Com a demanda que está sendo executada juntamente com a pleiteada conseguiremos zerar este número”, explica o titular de Recursos Hídricos.

Sobre as obras estruturantes, a governadora também abordou a Barragem de Oiticica, que terá o convênio assinado na próxima segunda-feira (1), a Barragem de Umarizeira, no município de Umarizal, que já tem recursos assegurados e a perspectiva existente em relação à Barragem de Poço de Vara, no município de Coronel João Pessoa, que beneficiará além do próprio município, Venha Ver, São Miguel, Doutor Severiano e Encanto.

*Por Assecom do Governo do RN

Multidão compareceu ao sepultamento da dona de casa vítima de acidente de trânsito



Uma verdadeira multidão compareceu ao Cemitério Parque São Miguel Arcanjo no inicio da noite desta segunda-feira (25) para dar o ultimo adeus e prestar as últimas homenagens à dona de casa Josefa Bezerra França de 33 anos de idade que residia no Bairro Alto Santa Tereza.

Zefinha como era conhecida veio a óbito no final da noite deste domingo (24) no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró, local onde estava internada após ter sofrido um acidente de motocicleta no inicio da tarde do domingo no Bairro Manoel Vieira.

Na ocasião a vítima pilotava uma motocicleta Honda 150CC de cor vermelha e placa HWK 4804/CE pela Rua Augusta Pinheiro quando no cruzamento com a Rua Milton França ocorreu a colisão com uma motocicleta Honda Pop de cor vermelha e placa 0SK 6484/RN que era conduzida por um adolescente de 17 anos de idade, que em virtude do acidente sofreu leves ferimentos.

Após o acidente, a vítima ainda chegou a ser socorrida por populares e encaminhada até o Hospital Local onde recebeu os primeiros socorros e em seguida foi transferida para o HRCCA em Pau dos Ferros e posteriormente para o HRTM em Mossoró, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito logo após ser submetida a procedimento cirúrgico.

*São Miguel News

segunda-feira, 25 de março de 2013

Garibaldi diz que mudança de secretário pode não amenizar desgaste com o Governo do RN.



As indicações políticas do PMDB ao Governo do Estado podem não ter sido suficientes para amenizar o clima de indisposição de alguns peemedebistas.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, principal líder do partido no Rio Grande do Norte, confirmou que as indicações dos novos gestores não foram exclusividade do PMDB. E mais: ele não acredita que só com elas a gestão estadual poderá mudar a situação de crise que vive após pouco mais de dois anos de administração.

"Não acredito que seja absolutamente suficiente", acrescentando que foram "apenas três mudanças de setores estratégicos", ressaltou o ministro Garibaldi Filho, durante o evento de homenagem pelos 47 anos de PMDB na Câmara Municipal de Natal na última sexta-feira (22). 

A declaração confirma a tese de que, apesar de Henrique, aparentemente, ter mudado a análise crítica quanto ao governo do DEM no Estado, o ministro se mantém mais cético a respeito do futuro da gestão estadual.

Garibaldi Filho, por sinal, afirmou que não pretende nem mesmo interferir na gestão estadual, tampouco, fazer qualquer intervenção na administração dos novos gestores que, em tese, teriam sido indicações peemedebistas.

As mudanças "foram feitas dentro daquele clima de consenso" entre os partidos, explicou o ministro, dividindo a responsabilidade pelas escolhas de Luiz Roberto Fonsenca (para a Secretaria Estadual de Saúde Pública), Leonardo Rêgo (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Júnior Teixeira (Agricultura).

É importante lembrar que Garibaldi Filho não participou da posse dos novos secretários, ocorrida na quinta-feira, na Escola do Governo, no Centro Administrativo. 
Do Jornal de Hoje

Igreja e movimentos sociais apresentam diretrizes para a convivência com o semiárido

No último dia 20 de março, em Recife (PE), com a presença dos bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, foi realizado o lançamento das “Diretrizes para a Convivência com o Semiárido 2013”. O texto foi produzido em parceria por movimentos sociais, sindicatos, organizações não governamentais e a Igreja Católica com o objetivo de promover a construção de políticas públicas para a convivência sustentável com as particularidades dos biomas do Nordeste, especialmente a caatinga. O bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, esteve presenteao lançamento.
O documento teve a colaboração decisiva da Arquidiocese de Olinda e Recife, Universidade Católica de Pernambuco e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco, e apresenta medidas de ações estruturadoras. No lançamento, participaram os bispos dos regionais da CNBB afetados pela seca; o vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Belisário da Silva; o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner; além de prefeitos e representantes dos governos estaduais e federal.
Na apresentação do texto, as entidades afirmam que o objetivo é “conclamar outros setores da sociedade e do governo a não pensarem na região apenas em tempos de seca, pois é importante desconstruirmos os preconceitos e imagens deturpadas, reconhecendo melhor e valorizando os povos e culturas do Semiárido e suas potencialidades”.
De acordo com o levantamento feito pelos organizadores das Diretrizes, mais de 9,5 milhões de pessoas são atingidas, hoje, por esta que é a pior seca dos últimos 40 anos na região. A crítica das entidades é a falta de uma política efetiva para a área de recursos hídricos. Os bispos e os representantes dos movimentos sociais questionaram a demora na implantação da infraestrutura que possibilite a convivência com a seca, como a instalação de adutoras, poços e barragens, especialmente para os moradores das áreas mais pobres do Agreste e do Sertão.
Na avaliação do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, para acompanhar o andamento destas diretrizes, assumidas pelos governos e também pelas entidades sociais, a partir do ano que vem poderá ter início um fórum anual tendo como data o dia 20 de março, marco dessas parcerias entre Igreja, movimentos sociais e governos em favor do campo. “É preciso avaliar e estar sempre atento às necessidades do meio rural. Nossa intenção é não parar por aqui, mas dar continuidade a uma série de ações já iniciadas e as novas que começarão a ser implantadas”, adiantou.
Fonte: CNBB

A Paróquia de São Miguel abril oficialmente a Semana Santa



Ontem foi aberta oficialmente a Semana Santa com a procissão dos ramos e com a Missa Solene no Adro da Matriz, onde todos caminharam com seus ramos e participou da Santa Missa relembrando assim aquela grande multidão que acolheu Jesus com ramos e palmeiras cantando: 
 O sentido da festa do Domingo de Ramos trata tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsecamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como rei pela multidão no domingo, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa e também sua solene abertura.

Inscrições para o concurso da Caern começam hoje (25)

Começam hoje (25) e seguem até o dia 12 de abril as inscrições para o concurso público para provimento de 128 vagas na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Os interessados devem realizar a inscrição pelo site da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte www.funcern.br.

As vagas são para os níveis fundamental, médio-técnico e superior. A jornada de trabalho é de 40h semanais e a remuneração vai de R$ 774,97 até R$ 4.320,58 a depender dos cargos. A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 100, já de nível médio é de R$ 80 e para os de nível fundamental de R$ 60. As provas serão aplicadas dia 5 de maio nos municípios de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó, com resultado final previsto para o dia 17 julho.

As funções que exigem a escolaridade fundamental são: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Auxiliar Eletromecânico, Auxiliar Mecânico de Manutenção, Auxiliar Mecânico Geral, Auxiliar de Operador de Sistema de Água e Esgoto, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Médio, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Pesado e Sondador.

Já as de nível médio são: Técnico em Contabilidade, Técnico em Segurança do Trabalho Técnico em Engenharia e Controle Ambiental, Técnico em Engenharia e Edificações, Técnico em Engenharia em Eletrotécnica, Técnico em Engenharia Mecânica, Técnico em Engenharia de Topografia, Técnico em Geologia e Técnico em Manutenção de Computadores. No nível superior as vagas são para Advogado, Analista Ambiental, Analista de Sistema, Analista de Suporte, Arquiteto, Biólogo, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico e Engenheiro Eletricista.

Trabalhadores da rede estadual de educação discutirão indicativo de greve em assembleia estadual nesta terça-feira

Os professores estaduais irão se reunir em assembleia na próxima terça-feira, 26, para discutir um indicativo de greve. O encontro dos trabalhadores será realizado em Natal, na Escola Estadual Winston Churchill, às 9h. A última audiência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec) foi realizada no dia 5 de março.
Segundo o coordenador-geral do Sinte/RN, Rômulo Arnaud, as negociações não avançaram. "Na ocasião da última audiência, a secretaria se comprometeu em formar uma comissão para estudar o Plano de Carreira do Magistério e elaborar um projeto para reformulação. No entanto, até agora, a comissão não foi formada. O projeto para reformulação já existe, mas o Governo do Estado insiste em fazer outro", diz Rômulo Arnaud.
A pauta de reivindicações dos trabalhadores consiste em 31 pontos. No entanto, os eixos principais são os planos de cargos dos servidores. "Nossa luta é, principalmente, pela reformulação do Plano de Carreira do Magistério e pelo pagamento do Plano de Carreira dos Funcionários da Educação, que ainda falta 70% para implantação total", destaca o coordenador do Sinte/RN.
Segundo Rômulo Arnaud, os servidores aguardam uma decisão judicial sobre o pagamento dos 70% restantes do Plano de Carreira dos funcionários. Os trabalhadores chegaram a fazer dois dias (14 e 15 de março) de parada de advertência em defesa da educação pública e dos planos de carreira para chamar a atenção da sociedade e do Governo do Estado. Rômulo Arnaud não descarta a possibilidade de greve para este ano.
"Vai depender da categoria. A última assembleia decidiu discutir um indicativo de greve. A direção do Sinte/RN irá se reunir na segunda-feira para decidir o que iremos propor para os trabalhadores. Estamos esperando uma resposta efetiva do Governo até lá. Podemos sair de lá com uma data para iniciar uma greve", explica.

sábado, 23 de março de 2013

Comissão da CNBB emite nota sobre eleição da Comissão de Direitos Humanos

comissao justiça paz

  
Com as manifestações recentes de diversos grupos da sociedade sobre a eleição da nova Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), vinculada a CNBB emitiu uma nota nesta sexta-feira (22) manifestando apoio às mobilizações.

“À CDHM cabe enfrentar as inúmeras violações à dignidade da pessoa humana e estimular os debates e reflexões que favoreçam a criação e efetivação de políticas de Estado em favor da dignidade humana”, destaca a nota.

Em virtude dessa responsabilidade a CBPJ acredita serem “justos” os questionamentos sobre a eleição.


Redação Portal A12 


Ao tomar posse, Leonardo Rêgo confirma investimentos em poços tubulares e barragens.


"Estamos tomando pé da situação dessa pasta importante no governo do nosso estado, mas precisamos ter segurança para tomarmos as melhores decisões e enfrentarmos os desafios que teremos pela frente" Essas  foram algumas das primeiras palavras de Leonardo Rego, novo titular da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tomou posse na cerimônia tríplice realizada pela governadora Rosalba Ciarlini que o empossou  ontem às 18h, junto com os colegas Luis Roberto Fonseca, da Saude; e Júnior Teixeira, agricultura.

Leonardo confirmou à imprensa que sua indicação foi política, "Sei que minha nomeação foi de ordem política, mas tenho  muita experiência adquirida como gestor em Pau dos Ferros e estou preparado para enfrentar os problemas nas áreas que competem à minha pasta."

O novo secretário já confirmou a construção de 400 novos poços tubulares no Estado como forma de enfrentamento à seca. "Não podemos ficar esperando que a providência divina nos mande chuvas".

Confirmou que já existem planos governamentais em andamento para minimizar o drama da estiagem. Um deles é assinatura do de um convênio da Barragem de Oiticica. "Nela foram investidos R$ 310 milhões, recursos que  migraram do Departamento Nacional de Obras contra Seca (DNOCS) para a esfera estadual", explica.

Leonardo Rêgo informou ainda o andamento de obras como as que estão sendo tocadas em Coronel João Pessoa (Açude Poço de Varas) que irá conferir uma melhor logística de recurso hídrico à Região Oeste, e da Barragem de Umarizal, no Médio Oeste que terá uma capacidade 81 milhões de metros cúbicos.

Informações do Portal No Ar

Classificação Atualizada após 4 rodadas


Obs: No Grupo A, as equipes de Imperatriz de Martins e Pereiro-CE estão empates com a mesma pontuação, porém a equipe do Imperatriz está a frente na classificação em virtude de ter vencido confronto direto contra o time cearense. Nos demais casos de empate entre duas equipes que ainda não se enfrentaram ou no caso de empates entre três equipes (Grupo B) prevalece o critério do saldo de gols.

Goleadas marcam mais uma noite de jogos da Copa Regional Joca Ribeiro de Futsal






Em mais uma noite de jogos da Copa Regional Joca Ribeiro de Futsal, o torcedor micaelense e de toda a região que voltou a lotar o Ginásio Poliesportivo São Miguel, acompanhou um show de gols nas duas partidas realizadas.
No primeiro confronto válido pelo Grupo A, a equipe de Pereiro-CE recuperou-se da derrota sofrida na estreia e goleou a equipe de Poço Dantas-PB pelo placar de 5 a 1. Com a vitória o time cearense mantém-se vivo na competição, por outro lado o time paraibano não tem mais chance de classificação e na ultima rodada do grupo entrará em quadra apenas para cumprir tabela.
No segundo confronto da noite válido pelo Grupo B, a equipe da cidade de Messias Targino-RN em sua partida de estreia deu um show em quadra e goleou a equipe da Padaria Medeiros da cidade de Apodi pelo placar de 6 a 1, dando assim um grande passo para a sua classificação.
O terceiro e último confronto da noite que seria válido pelo Grupo C da competição e que seria disputado entre as equipes do Olé Apodi e Belém do Brejo do Cruz-PB, não foi realizado, haja vista, a equipe paraibana ter entrado em contato já no final da tarde de ontem, informando a desistência da competição, por falta de apoio financeiro.
Dando sequência a fase classificatória, na noite deste sábado (23) acontecem mais três partidas. Ás 19hrs pelo Grupo D jogam Ribeirinho de São Miguel X ADESE de Doutor Severiano. Em seguida ás 20hrs, também pelo Grupo D, jogam HL Madeiras de São Miguel X Major Sales-RN e ás 21hrs encerrando a primeira semana de jogos, jogam pelo grupo B, Messias Targino-RN X MR Informática de Icó-CE.

Governo do RN decreta ponto facultativo na Quinta-feira Santa

Clique para ampliar a imagem do decreto

A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, decretou ponto facultativo na próxima Quinta-feira Santa, dia 28, nos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado.
O decreto de nº 23.305, foi publicado na edição deste sábado (23) do Diário Oficial do Estado (DOE). O texto do decreto diz que o ponto facultativo não abrange as atividades que sejam consideradas essenciais.

Prefeitos potiguares negociaram R$ 2,6 milhões em precatórios somente nesta semana

Durante esta semana, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) realizou quatro dias de audiências de conciliação nos precatórios de vinte municípios do Estado e negociou o parcelamento de R$ 2.647.705,00 em dívidas. Só nessa sexta-feira (22), foram realizadas cinco audiências, sob a presidência do juiz Alexandre Érico Alves da Silva, com os prefeitos de Lagoa de Velhos, Serra de São Bento, Assú, Francisco Dantas e Rafael Fernandes.
O prefeito Ígor Costa Araújo parcelou a dívida de Lagoa dos Velhos, no valor de R$ 23 mil, em nove pagamentos. Até janeiro de 2014 serão descontados do FPM do município, para quitação de um precatório da União Federal, oito de R$ 750,00 e uma última de R$ 16.250,00. Serra de São Bento também fechou acordo com o TRT-RN. O prefeito Emanuel Faustino da Silva parcelou sua dívida de R$ 26 mil em dez pagamentos mensais de R$ 2.600,00, até janeiro do ano que vem e que quitarão dois precatórios.
A Prefeitura do Assú, representada pelo prefeito Ivan Lopes Junior, parcelou uma dívida de R$ 234 mil em 15 pagamentos, até junho de 2014, que liquidará dez precatórios e beneficiará 38 exequentes. O prefeito de Francisco Dantas, Gilson Dias Gonçalves, dividiu os R$ 5.205,00 devidos pelo município em precatórios em três parcelas de R$ 1.735,00, dando quitação a um precatório, a serem pagas até junho próximo.
O município de Rafael Fernandes, representado pelo prefeito José de Nicodemos Ferreira Júnior, parcelou sua dívida em precatórios com a Federação dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte, no valor de R$ 687 mil, em 44 pagamentos: vinte de R$ 11 mil e mais 24 de R$ 19 mil.
Durante os quatro dias de negociação, o TRT-RN conseguiu equacionar as dívidas de precatórios de Assú, Barcelona, Caiçara do Rio dos Ventos, Felipe Guerra, Florânia, Francisco Dantas, Jardim de Piranhas, Lagoa de Velhos, Messias Targino, Patu, Pedro Velho, Rafael Fernandes, Riachuelo, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento e Upanema. No próximo mês de abril, o Tribunal do Trabalho vai agendar um novo calendário de audiências para tratar exclusivamente de precatórios.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Amistoso da Seleção Brasileira aumenta a audiência vespertina da Globo

                                                    Foto: Reprodução/TV Globo
  • O amistoso da Seleção Brasileira registrou mais audiência do que a "Sessão da Tarde" costuma alcançar na faixa das 16h. Das 16h30 às 18h20, a exibição do clássico entre Brasil e Itália garantiu uma média de 17 pontos à Globo. Nesse horário, a Record registrou 6 pontos, seguida pelo SBT, em terceiro, com 5 pontos. Esses números são prévios, e a audiência consolidada pode gerar uma diferença de até dois pontos para mais ou para menos.

    No dia anterior, nessa faixa horária, a Globo havia marcado 15 pontos, exibindo a "Sessão da Tarde" e "Malhação".

    Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na capital paulista.
oplanetatv.

CRIME?: Jornalista da Record faz propaganda de empresa suspeita

Divulgação

O jornalista Celso Freitas, âncora do Jornal da Record e o ator Sandro Rocha, da novela “José do Egito”, estão participando de uma propaganda da Telexfree, uma empresa que está sendo investigada, em nível estadual e federal, por suspeita de pirâmide financeira e formação de quadrilha.
Segundo a publicação, a Telexfree é um serviço de VoIP (voz por IP), oferecido pelo grupo Ympactus. Para participar, a pessoa precisa pagar uma quantia. Após isso, ela deve colocar publicidades em sites da internet. Por cada anúncio, a pessoa recebe um valor. O pagamento dos primeiros participantes vai direto para a conta dos últimos da fila. Segundo a reportagem, a empresa já movimentou cerca de R$ 300 milhões. 
Em um vídeo institucional que circula pela internet, Celso Freitas apresenta a empresa ao espectador. Em outro, Sandro Rocha recomenda a Telexfree, citando que a oportunidade é “magnífica” e os ganhos superam R$ 1 milhão. 
De acordo com a reportagem o Reclame Aqui apresenta diversas denúncias referentes à empresa. 
A assessoria da Record disse ao site que Celso Freitas foi contratado apenas para narrar o vídeo, nada além disso.

(Com informações do Na Telinha).

DESEMBARGADOR FEDERAL DR .FRANCISCO BARROS DIAS MINISTRARÁ CURSO VOLTADO PARA MUNICIPIOS DO ALTO OESTE DIA 22/3 E 23/03 NA CIDADE DE PAU DOS FERROS

A Escola Jurídica Lato Sensu, com o apoio da Prefeitura de Pau dos Ferros, vai promover, hoje e amanhã, dias 22 e 23 de março, em Pau dos Ferros, um seminário que será voltado para os Municípios do Alto Oeste Potiguar com o tema: "Gestão para Agentes Públicos Municipais ".

O treinamento tem sua importância, devido às informações que serão prestadas aos administradores públicos, tais como Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Advogados e Assessores Jurídicos, Membros de Comissões de Licitações, Pregoeiros, Pessoal do Controle Interno e Orçamento, Finanças e Fiscais de Contrato e tantos outros agentes públicos. Além disto, a formação visa transmitir uma conscientização para o preparo de toda equipe técnica no conhecimento das mais variadas estratégias para uma eficiente administração. 

O curso será ministrado pelo Desembargador Federal, Francisco Barros Dias, que é Professor da UFRN, Mestre e Doutorando pela Universidade Del Museo Angentino. Segundo o ministrante do curso, a metodologia utilizada será a exposição dos mais variados temas informativos com apresentação de casos concretos. “Informar e conscientizar o administrador público municipal da necessidade de agir de acordo com as técnicas modernas de Gestão Pública. Mostrar a visão do Agente Público em sua atual missão de atender aos interesses da coletividade.”, afirmou.

Com carga horária de 8 horas, o encontro acontece no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN de Pau dos Ferros no seguinte endereço: BR 405, Km 154, Bairro Chico Cajá.

Os interessados em participar, podem entrar em contato com a Escola Jurídica Lato Sensu através do e-mail: sac@latosensuescolajuridica.com.br ou pelo telefone: (84) 3201-7689 / (84) 9431-6525.


OLHO D' AGUA EM DIAS

Resultados do 3º dia de jogos da I Copa Regional Joca Ribeiro de Futsal

Na noite desta quinta-feira (21) foram realizadas mais três partidas pela Copa Regional Joca Ribeiro de Futsal. Segue abaixo os resultados:

1º Jogo – Padaria Medeiros (Apodi) 4 X 3 Merc. São Matheus (São Miguel)
2º Jogo – Ribeirão (São Miguel) 3 X 1 Olé Apodi
3º Jogo – Barreiros (São Miguel) 3 X 2 Imperatriz (Martins)

Mesmo com a Lei Maria da Penha, aumenta número de casos de violência contra a mulher


Cerca de 92 mil mulheres foram assassinadas em todo o mundo nos últimos 30 anos, de acordo com estudo apresentado nesta terça-feira (19), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania e do Departamento de Pesquisas Judiciárias. Deste número, 43,7 mil foram mortas apenas na última década, o que denota aumento considerável deste tipo de violência a partir dos anos 90.

A violência contra as mulheres constitui, atualmente, uma das principais preocupações do Estado brasileiro, pois o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial dos países com mais crimes praticados contra as mulheres.
Segundo o relatório, o Espírito Santo apresenta a taxa de homicídio mais alta do país, com 9,8 homicídios a cada 100 mil mulheres. No Piauí, foi registrada a menor taxa, com 2,5 homicídios para cada 100 mil mulheres.
O local onde mais comumente ocorrem situações de violência contra a mulher é a residência da vítima, independente da faixa etária. Até os 9 anos de idade, conforme foi identificado pelo estudo, os pais são os principais agressores. A violência paterna é substituída pela do cônjuge e/ou namorado, que preponderam a partir dos 20 até os 59 anos da mulher. Já a partir dos 60 anos, são os filhos que assumem esse papel.
Conforme o Mapa da Violência 2012, e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE), ambos apresentados no relatório, mesmo após o advento da Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher é significativamente expressiva no Brasil. Os registros de homicídio e agressão têm aumentado nos últimos anos.
O decréscimo nas taxas de homicídio no ano de aplicação da Lei Maria da Penha (2006) e o subsequente aumento dessas mesmas taxas nos anos seguintes indicariam que as políticas atuais necessitam de constante monitoramento para a efetiva mudança no quadro de violação dos direitos das mulheres. O relatório também aponta a persistência da vulnerabilidade da mulher no âmbito de suas relações domésticas, afetivas e familiares, visto que em quase metade dos casos, o perpetrador é o parceiro, ex-parceiro ou parente da mulher.
Falta estrutura Desde o advento da Lei Maria da Penha, em 2006, até o primeiro semestre de 2012, foram criadas 6612 varas ou juizados exclusivos para o processamento e julgamento das ações decorrentes da prática de violências contra as mulheres. O estudo analisou apenas os juizados de competência exclusiva e concluiu que é preciso dobrar o número dos referidos juizados para atender à demanda atual no país. Atualmente, são 66 unidades, mas o ideal seriam 120. Também é preciso tornar o atendimento mais proporcional nas cinco regiões do país
O estudo recomenda a instalação de 54 varas ou juizados da violência contra a mulher, especialmente em cidades do interior com grande concentração populacional, para atender de forma adequada à demanda existente. Observa-se que Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina possuem a pior relação entre população feminina e o quantitativo de varas ou juizados exclusivos.
O relatório apresenta uma proposta completa de melhoria na espacialização das unidades judiciárias no Brasil, considerando-se critérios demográficos, urbanos e sociais. Contém o Mapa da Violência 2012 que traça perfis de agressores e vítimas e dados quantitativos das principais opressões sofridas pelas mulheres além de dados importantes sobre o quantitativo de procedimentos que estiveram em trâmite nas varas e nos juizados exclusivos de violência contra a mulher nos seis primeiros anos desde o advento Lei.
*JusBrasil


DIA MUNDIAL DA ÁGUA



A água é sangue da terra
Que sem ela não tem vida
No seu ciclo natural
Ela está protegida
Mas o homem tem cobiça
E a água desperdiça
E a deixa poluída

A água é fonte de vida
Pra todos os seres viventes
Mas o homem ao polui-la
Não que ter sobreviventes
Os rios são veias hortas
Que abrem as suas comportas
Pra receber afluentes

Pra preservar as nascentes
Tem que haver consciência
Suas matas ciliares
Precisa ter permanência
Evitar desmatamentos
Sem haver constrangimentos
Na nossa curta existência

O Planeta tem carências
O ozônio está furado
O avanço tecnológico
Hoje está desordenado
Com vaidade e beleza
Desprezando a natureza
Esse é um mal praticado

Não posso ficar calado
Vendo esta devastação
A nossa flora e a fauna
Sofrendo destruição
É bom que agente conteste
Outra seca no Nordeste
Trazendo a desolação

Só resta pedir perdão
A o cara lá de cima
Que só ele é capaz
De modificar o clima
Olhar para os inocentes
Porque os sobreviventes
Do seu final se aproxima

Já se perdeu a estima
O homem é robotizado
A vida não tem valor
O crime banalizado
A violência permeia
E os que estão na cadeia
É quem é valorizado

O Planeta sepultado
Por governantes insanos
Causando na natureza
Os seus mais terríveis danos
Com acenais nucleares
E seus inventos experimentares
Soltados nos oceanos    

Por /DAVI CALISTO NETO
ANTÔNIO MARTINS-RN, 22/03/2013.

CRN e PM prendem suspeitos por tráfico de drogas e associação ao tráfico

Policiais civis da 96ª Delegacia de Polícia (DP) de Parelhas, em ação conjunta com a 93ª Delegacia de Polícia (DP) de Acari, 50ª Delegacia...