terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Secretaria Estadual de Saúde alerta municípios para prevenção contra o sarampo no RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) está encaminhando a todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte uma nota técnica alertando para o aumento de casos de sarampo no Brasil. 

Segundo o Ministério da Saúde, em 2013 o país apresentou surtos nos Estados de Pernambuco (180), Paraíba (9), Ceará (1), Minas Gerais (2), São Paulo (5), Espírito Santo (1), Santa Catarina (1) e Distrito Federal (1). Enquanto que no início de 2014, já registrou 65 confirmações, todas provenientes dos Estados vizinhos ao RN, Pernambuco apresentou 4 e o Ceará 61 casos.  

“Diante deste cenário, é importante que os gestores e profissionais de saúde estejam informados e colaborem com o sistema de vigilância, identificando os casos e notificando às instâncias competentes. Para isso estamos enviando uma nota de alerta, chamando a atenção para o risco de reintrodução do vírus causador do sarampo no Estado. 

Mesmo sem confirmar um caso desde 2000, o RN faz fronteira com Estados que estão em surto, além disso, estamos às vésperas da Copa do Mundo, quando haverá um aumento no trânsito de pessoas oriundas de diversos países e regiões do Brasil que têm casos confirmados de Sarampo. Por tudo isso as instâncias competentes têm que intensificar o trabalho da vigilância epidemiológica”, destaca Adriana Cristina Melo, técnica responsável pelas Doenças Exantemáticas na SESAP.

A SESAP encaminha a nota aos municípios através das Unidades Regionais de Saúde (URSAPs), alertando sobre a necessidade de notificar imediatamente os casos suspeitos de Sarampo, para que a SESAP junto à unidade notificadora possa tomar as medidas de controle cabíveis, num prazo máximo de 48hs, de modo a impedir uma eventual expansão da doença. Também incentiva os municípios a realizarem busca ativa das crianças que ainda não foram vacinadas com a tríplice viral, pois elas estão mais susceptíveis de contrair o Sarampo numa situação de surto. 

Vacina que também previne a rubéola e a caxumba, e está disponível gratuitamente nos postos de saúde durante todo o ano. 

Francisca Santos, coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SESAP orienta que as crianças devem tomar duas doses da vacina, sendo a primeira ao completarem 12 meses de idade e a segunda com 15 meses. Para os adolescentes (11 a 19 anos), está indicado o esquema de vacinação da tríplice viral quando não se comprovar o esquema de duas doses. Em caso de apresentar comprovação de apenas uma dose, administrar a segunda dose, sendo o intervalo mínimo entre estas de 30 dias. 

Já para os adultos, deve-se administrar uma dose em homens de 20 a 39 anos de idade e em mulheres de 20 a 49 anos de idade (com exceção das gestantes) que não apresentarem comprovação vacinal. É importante que todos observem a situação atual das suas cadernetas de vacinação, pontua. 

Segundo dados da SESAP, o RN desde 2011 está com mais de 95% de cobertura vacinal da tríplice viral, no entanto a faixa etária de 01 ano tem trazido preocupações, pois alguns municípios e regiões de saúde do Estado apresentam déficit e não atingiram a meta de 70% de homogeneidade de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde. “Representam crianças que não foram vacinadas contra a Tríplice Viral e estão mais susceptíveis a contrair o Sarampo”, alerta Adriana Cristina Melo.  

A Secretaria também orienta que as pessoas que, nos últimos 30 dias, viajaram ou tiveram contatos com pessoas do exterior e/ou oriundas dos Estados Brasileiro em situação de surto para que fiquem atentas aos sintomas da doença. 

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Entre os sintomas estão manchas avermelhadas na pele, que surgem inicialmente na face e seguem em direção aos pés, além de manchas brancas dentro da boca.

 Além disso, também é comum a febre alta, mal estar, tosse com catarro, conjuntivite, prurido, falta de apetite e coriza nasal. Por se tratar de uma doença transmitida diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar, se torna altamente contagioso. A infecção pelo vírus pode evoluir em complicações como pneumonia e encefalite, se não for tratada a tempo pode levar ao óbito. 

nominuto

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...