segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Bezerro nasce com duas cabeças na Zona Rural de São Miguel

O nascimento de um bezerro com duas cabeças chamou a atenção de moradores da comunidade do Sítio Pau Branco na Zona Rural do município de São Miguel. O caso foi registrado no ultimo final de semana em uma propriedade pertencente ao agricultor Doca Lucino, que fica localizada a pouco mais de 6 km da cidade de São Miguel.

O agricultor e criador, José Ostérnio, que possui ampla experiência na realização de parto de animais e que foi chamado para auxiliar no parto comentou em vídeo publicado na internet que foi a primeira vez que presenciou o nascimento de um animal com tal deformidade. Segundo ele a vaca teve muitas dificuldades para concluir o trabalho de parto e que em virtude disto o bezerro não resistiu e morreu.

ExplicaçãoO desenvolvimento de duas cabeças em animais é explicado pelos veterinários devido a uma anomalia genética denominada de diprosopia que ocorre em casos raros. Esta mutação genética ocorre durante a formação do embrião e resulta na duplicidade da região cefálica e das estruturas faciais, sem que haja separação das duas cabeças, e quase todos os casos apresentam um padrão monomórfico.

Essa anomalia pode acontecer de forma completa ou incompleta; quando completa o animal apresentam dupla cabeça e pescoço, com duplo cérebro e a medula espinhal, de acordo com o tipo da anomalia e quando incompleta, caracteriza-se por duplicidade crânio facial associada às más formações cardiovasculares.


*Da redação com imagem e vídeo de Bianca Freitas

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...