domingo, 16 de fevereiro de 2014

Comissão do Senado vai debater redução da maioridade penal na próxima quarta, dia 19


A redução da maioridade penal vai ser discutida na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Seis Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que tratam do assunto formam a pauta do colegiado.
O relator das PECs 20/1990, 90/2003, 74/2011, 83/2011, 21/2013 e 33/2012 é o senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES). O parlamentar apresentou parecer onde recomenda que as cinco primeiras sejam arquivadas. E que a PEC 33/2012, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP), seja aprovada pela Comissão.

A PEC 33 prevê a possibilidade de desconsideração da inimputabilidade penal - benefício concedido quando o réu não pode ser responsabilizado por seus atos - de maiores de 16 anos e menores de 18 por Lei Complementar. Foi o autor desta matéria, Aloysio Nunes, quem solicitou a apreciação dessas propostas.

O que diz a PEC 33

A lei complementar estabelecerá os casos em que o Ministério Público poderá propor a desconsideração da inimputabilidade. A capacidade do agente de compreender o caráter criminoso da conduta do menor, levando em conta seu histórico familiar, social, cultural e econômico e antecedentes deverá ser considerada pelo MP.
 
Com informações Portal CNM

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...