quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ligações de telefones fixos para celular vão ficar 13% mais baratas em março

Preço médio das tarifas deverá passará de R$ 0,45 para R$ 0,39.

A partir de março, as ligações locais e interurbanas dos telefone fixo para celular ficarão, em média, 13% mais baratas. A informação foi dada nesta segunda-feira, 24.02.14, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O preço médio das ligações locais de fixo para telefone móvel deverá passará de R$ 0,45 para R$ 0,39.

O preço médio das ligações interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito, DDDs 61 (Distrito Federal) para 62 (Goiânia) passará de R$ 0,93 para R$ 0,80. Enquanto o preço médio das demais ligações interurbanas de fixo para celular, que são mais caras, passará de R$ 1,05 para R$ 0,92.

Segundo a Anatel, a conta média mensal de R$ 55, cairá partir do próximo mês para aproximadamente R$ 49. A redução das tarifas vale para as originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa - Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel - destinadas às operadoras móveis. A redução é consequência da queda das tarifas de remuneração de redes móveis.

Em 2012, a Anatel baixou uma resolução reduzindo as tarifas de interconexão de rede, que tem a consequência direta na queda da tarifa fixo/móvel. Naquele ano, a redução média foi de 10,78% e no ano passado, de 8,77%.

Muitos especialistas informam que a redução das tarifas não tem um grande impacto para as empresas, porque a maior parte delas já tem planos de descontos quando as ligações são para clientes da mesma operadora. Atualmente, muitos consumidores ainda não fazem ligações fixo-móvel porque as tarifas são muito altas. E outros, usam o bloqueio das ligações fixo-móvel para evitar uma conta mais alta.

As tarifas de interconexão foram usadas em todo o mundo para subsidiar a instalação de redes. As companhias de telefonia fixa transferem anualmente para as operadoras móveis os pagamento pelo uso da rede. Estes valores são repassados para os consumidores que precisam desembolsar mais pelas contas telefônicas.( Fonte: O Globo)

Cancelar serviço de tele será automático


Cliente de telefone, internet ou TV paga poderá solicitar fim de contrato em uma única ligação ou até pela web. Aprovadas pela Anatel, regras entram em vigor em 120 dias; crédito de pré-pago terá de valer por no mínimo 30 dias.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou no dia 20.02.14, regulamento que permite ao consumidor cancelar automaticamente qualquer serviço do setor, como telefonia fixa, móvel, internet e TV por assinatura.

A agência também estabeleceu uma validade mínima para os créditos de celulares pré-pagos. Agora eles terão de ficar disponíveis para uso por, no mínimo, 30 dias.

De acordo com a própria reguladora, as empresas hoje chegam a comercializar recargas que expiram em um ou cinco dias. Por vezes, sem que o cliente perceba a diferença durante a compra.

As novas regras passam a valer em 120 dias.


A opção de cancelamento automático permite que, com uma única ligação para a central de atendimento, seguida da seleção das opções indicadas pela gravação, cancele-se um serviço. O cancelamento também poderá ser feito pela internet. O serviço terá de ser suspenso em dois dias.

Para o relator, conselheiro Rodrigo Zerbone, o prazo garante a segurança do usuário e impede, por exemplo, cancelamentos feitos por engano.

Já no caso dos cartões pré-pagos, a regulamentação atual para a venda de créditos de celulares não estabelecia validade mínima, agora fixada em 30 dias. Hoje, 80% dos aparelhos ativos estão nesse tipo de contrato.

As teles também terão de notificar quando os créditos estiverem prestes a acabar. No caso dos clientes pós-pagos, a notificação será feita quando a franquia estiver perto de ser atingida.

MENSAGEM IMPORTANTE


Já nas faturas desses consumidores, deverá haver a criação de um campo, chamado "Mensagens Importantes". Nele, a empresa terá de informar, por exemplo, quais foram os serviços contratados no período, as promoções que estão prestes a expirar ou previsões de reajustes.

Todas as operadoras ficam ainda obrigadas a oferecer serviço de pós-venda nas lojas físicas, ficando proibidas de direcionar o consumidor para o serviço telefônico.

O call center, por sua vez, terá de ligar de volta para o cliente se houver alguma falha durante a chamada. Também será obrigado a receber as chamadas feitas a partir de de telefones fixos e móveis.

Além disso, para todas as empresas do setor, as ofertas anunciadas precisam estar disponíveis para todos os usuários, não só os novos ou os de determinadas regiões.  


Fonte: Folha de S. Paulo

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