domingo, 23 de fevereiro de 2014

Papa vai gravar mensagem de paz e contra o racismo para Copa, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff informou no sábado (22) que o papa Francisco concordou em gravar uma mensagem pela paz e contra o racismo para a Copa do Mundo deste ano, que será disputada no Brasil.  Dilma está na Itália neste fim de semana para acompanhar a proclamação do cardeal brasileiro dom Orani Tempesta, que ocorreu na manhã de hoje. A agenda da presidenta, que continuará na Europa , na semana que vem, também prevê sua participação na reunião de cúpula entre o Brasil e a União Europeia, em Bruxelas.

“Contei ante ontem  [21] ao papa Francisco que a nossa Copa das Copas tem dois temas: Copa pela Paz e Copa contra o Racismo. O papa concordou em gravar uma mensagem neste sentido para a Copa das Copas. É uma forma de mostrar que o futebol, ao congregar centenas de nações, criar um espírito de fraternidade e despertar tanta emoção, também é o momento para defendermos a paz e nos manifestarmos contra o preconceito, causas que unem todos os povos e religiões”, disse a presidenta em sua conta na rede social Twitter.

Os dois temas aos quais a presidenta se referiu e pediu apoio ao papa Francisco têm sido motivo de polêmica em relação ao campeonato mundial que ocorrerá no Brasil em junho e  julho deste ano. Em relação à paz, diversas manifestações têm sido convocadas em várias cidades para protestos contra a realização dos jogos e a falta de investimentos em áreas consideradas prioritárias e carentes no país, como a saúde e a educação. Quanto ao combate ao racismo, o tema ganhou atenção depois de o jogador de futebol Tinga ter sido vaiado enquanto a torcida imitava macacos durante partida da Copa Libertadores da América, na cidade de Huancayo, no Peru.

 O episódio repercutiu negativamente no meio internacional e levou autoridades a repudiar o ato. O ministro do Esporte brasileiro, Aldo Rebelo, cobrou providências da  Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

O encontro de hoje entre a presidenta Dilma Rousseff  e o papa Francisco é o terceiro desde que ele assumiu o pontificado, em março do ano passado. Após o encontro, Dilma conversou com os jornalistas e disse ter ficado feliz com a indicação do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, para cardeal.

“Acho que a escolha dele é merecida. Além de ser homem de fé, é pessoa com grande capacidade, solidariedade, que se interessa pelos movimentos sociais, pelos pobres.”

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...