segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Beata Maria de Araújo ganhará busto na Praça do Marco Zero que terá o seu nome

A Beata Maria de Araújo vai ganhar um busto e dará seu nome à Praça do Marco Zero construída ao lado da cúpula da Praça dos Romeiros. A solenidade ainda faz parte do centenário de morte da religiosa ocorrido no dia 17 de janeiro de 1914 quando Juazeiro do Norte tinha apenas três anos de emancipação política. O ato será presidido às 17 horas desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, pelo prefeito Raimundo Macedo e reunirá pesquisadores, religiosos e parentes da beata.

Outro evento previsto na programação para esta segunda será o lançamento da terceira edição do famoso livro “Milagre em Joaseiro”, do professor e escritor norte americano Ralph Della Cava que desembarcou em Juazeiro na manhã deste domingo. A solenidade será no auditório do Memorial Padre Cícero começando as 18 horas com um conserto musical reunindo Afonso Gadelha e Daniel Sobreira. Uma hora depois, a abertura com o professor Geová Sobreira.

Caberá ao professor Renato Casimiro apresentar “Della Cava e a Nova História de Juazeiro”, seguido pelo pronunciamento do autor e a sessão de autógrafos. O último ato pelos 100 anos de morte da beata tinha acontecido em 20 de janeiro quando houve o sepultamento simbólico da religiosa, descerramento de uma placa colocada pela Secretaria de Cultura e Romarias em alusão à data de morte da protagonista dos milagres, celebração de missa em sufrágio de sua alma, apresentações de grupos folclóricos e a exibição do filme “Milagre em Juazeiro”.

Na época, o cortejo entre a Praça Padre Cícero e a Capela do Socorro foi liderado pelo prefeito Raimundo Macedo e reuniu profissionais liberais, historiadores e pesquisadores sobre a história dos fatos miraculosos ocorridos a partir de março de 1889 no município. No início daquele mês a hóstia transformou-se em sangue na boca da Beata Maria de Araújo quando Juazeiro se tornou a Meca do Cariri. Em seu discurso, o prefeito apontou a beata como uma das pessoas mais importantes do município.

Demontier Tenório

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...