terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Papa Francisco cria nova autoridade econômica no Vaticano

O Papa Francisco criou uma nova Secretaria da Economia, uma nova estrutura de supervisão de “todas as atividades financeiras e administrativas” do Vaticano que será liderada pelo cardeal australiano George Pell, um proeminente crítico da burocracia da Santa Sé que também é um dos conselheiros mais próximos do pontífice argentino.

O estabelecimento do novo ministério econômico – com autoridade sobre as áreas econômica, administrativa, orçamental e de recursos humanos –, vem esvaziar de competências a outrora todo-poderosa Secretaria de Estado do Vaticano, que além das funções diplomáticas detinha o controlo administrativo da Santa Sé. Francisco já tinha substituído o anterior secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, debaixo de fogo por causa da sua reação aos variados escândalos que afetaram a credibilidade e o funcionamento do Instituto das Ordens Religiosas (IOR), o banco do Vaticano.

A reforma anunciada pelo Papa com a publicação de um decreto Motu Proprio no jornal L’Osservatore Romano, segue as conclusões de uma comissão constituída por Francisco no Verão com o objetivo de estudar novos métodos ou procedimentos para melhorar a eficiência e transparência na gestão econômica do Vaticano. Essas recomendações foram apresentadas na semana passada.

A mudança institucional inclui ainda a constituição de um conselho econômico de 15 membros (oito deles eclesiásticos e outros sete laicos), que formulará as diretivas do novo – a preparação do Orçamento anual, a planificação financeira e a gestão dos recursos humanos – e a nomeação de um Auditor, cujo nome ainda não foi anunciado mas que terá autoridade para solicitar “auditorias de qualquer agência da Santa Sé e da Cidade Estado do Vaticano” sempre que entender necessário.

Portal Mundo

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...