terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Quase 80% dos jogos do futebol brasileiro dão prejuízo em bilheteria

As arquibancadas vazias do futebol brasileiro dão prejuízo aos clubes do país. Um estudo da Pluri Consultoria mostra que cerca de 80% dos jogos disputados nos gramados do Brasil dão prejuízo em bilheteria. Reflexo dos apenas 26% de taxa de ocupação dos estádios.

Segundo o estudo, que considerou jogos das quatro divisões nacionais, além de Copa do Brasil, Libertadores, Sul-americana, Recopa, Copa do Nordeste e 26 estaduais, foram disputados 3 940 jogos no futebol brasileiro em 2013. A soma total de arrecadação bruta destas partidas foi de 475 milhões de reais, o equivalente a menos de 50 partidas da Liga dos Campeões. Ou seja, o futebol do país arrecada, em um ano, menos com bilheteria que uma primeira fase do principal torneio de futebol da Europa.

"Bastam 15 partidas do Superbowl para arrecadar o que levamos quase 4 mil jogos para conseguir", compara o relatório.

Nos quase quatro mil jogos avaliados, a arrecadação bruta média ficou em torno de 121 mil reais por jogo, com ingresso médio a 25,83 reais. Apenas sete torneios ficaram acima desta média: Libertadores, série A do Brasileiro, Sul-americana, Copas do Nordeste e do Brasil e estaduais de Minas Gerais e São Paulo.

Os estaduais, inclusive, são os principais "vilões" dos números baixos. As quatro divisões do Campeonato Brasileiro têm média quatro vezes maior que os estaduais. São 215 mil reais de arrecadação bruta por jogo das séries A, B, C e D contra apenas 49 mil dos 26 torneios locais.

"Se considerarmos a média de arrecadação do futebol brasileiro sem a inclusão dos campeonatos estaduais, o resultado final seria uma renda média de R$ 240 mil/jogo, cerca de 99% acima da média final, quando se incluem os estaduais", aponta o estudo da Pluri Consultoria.

Considerando apenas a Copa Libertadores, a arrecadação bruta média chega a 1,98 milhão de reais. Se incluir os jogos da Copa Sul-americana, esta média cai pouco, para 1,34 milhão por jogo.

Placar 

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...