O Papa Francisco anunciou neste domingo (1º) que no dia 6 de junho visitará Sarajevo, cidade mártir da guerra dos Bálcãs nos anos 1990, para pregar a paz e o diálogo entre religiões.
"Queridos irmãos e irmãs, queria anunciar que em 6 de junho, se Deus quiser, irei a Sarajevo, a capital da Bósnia e Herzegovina", disse o pontífice argentino durante o Angelus na praça de São Pedro do Vaticano.
"Peço a partir de agora que rezem para que minha visita a estas queridas populações estimule os fiéis católicos, que semeie o bem e contribua para consolidar a fraternidade e a paz, o diálogo inter-religioso, a amizade", completou.
Cidade de maioria muçulmana cercada de abril de 1992 até o fim de 1995, em um conflito que deixou 100 mil mortos na Bósnia, Sarajevo recebeu o Papa João Paulo II em abril de 1997.
O pontífice polonês pregou na ocasião a reconciliação e o perdão, titubeando às vezes, com muito frio, durante uma longa missa ao ar livre sob a neve.
A visita também foi marcada pela descoberta, horas antes da chegada, de uma carga de explosivos e um detonador sob uma ponte pela qual passaria o comboio papal.
A viagem será a segunda de Francisco aos Bálcãs, depois da visita em setembro à Albânia, seu primeiro destino na Europa como pontífice.
Fonte: G1, com informações da France Presse