segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Com brigas, Senado passa mais de 20 dias sem nenhuma votação


Sem votações previstas para esta semana, o Senado completará mais de 20 dias sem votar qualquer projeto de lei. Desde o início do ano legislativo, em 1º de fevereiro, quando foram empossados os novos parlamentares, a Casa votou um único item: um projeto de resolução sobre um acordo entre o Brasil e a Organização Internacional para as Migrações, que trata das regras do funcionamento da entidade no país. A informação é do jornal O Globo.

Além das disputas em torno da definição da Mesa Diretora e das comissões, a pauta está trancada por uma medida provisória (MP 658/14), que prorroga para julho de 2015 a entrada em vigor do marco legal das organizações não governamentais (Lei 13.019/14). Neste mês, só há mais três sessões convocadas para votações no Senado: nos dias 24, 25 e 26.

O ritmo lento dos senadores contrasta com a temperatura do ambiente político no próprio Senado e com a produção legislativa da Câmara. Apesar de não terem votado qualquer projeto de lei ou proposta de emenda à Constituição (PEC), os senadores já protagonizaram bate-bocas – um deles entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Aécio Neves (PSDB-MG) (veja o vídeo da discussão); o segundo, entre Lindbergh Farias (PT-RJ) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). No primeiro caso, o embate foi provocado pela eleição da Mesa; no segundo, pelas discussões sobre a abertura de um processo de impeachment contra a presidenta Dilma (PT).

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), também agitou a Casa ao pedir no Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da eleição da Mesa Diretora e a dissolução da nova formação. Outra goiana, a senadora Lúcia Vânia (PSDB) chegou a anunciar sua saída do partido, alegando ter sido acusada injustamente de ter traído a orientação partidária e ter votado em Renan em troca de um cargo na Mesa. Em discurso no plenário, ele rebateu a acusação e disse procurar novo partido.

Blindagem

A oposição acusa Renan de excluí-la do comando da Casa e de tentar se blindar das acusações da Operação Lava Jato. Por enquanto, não há denúncia contra o peemedebista por envolvimento com as irregularidades da Petrobras, mas seu nome já apareceu na boca de delatores, segundo reportagens publicadas recentemente. Como mostrou o Congresso em Foco, Renan responde a dois inquéritos no Supremo e a duas ações de improbidade administrativa na Justiça Federal.

Os senadores só devem voltar a se reunir no próximo dia 24. Ou seja, até lá não haverá nenhuma votação. Líderes partidários devem indicar seus representantes para as comissões temáticas e o Conselho de Ética depois do carnaval. Os oposicionistas também veem na indicação das comissões movimentos de Renan para tentar se proteger, indicando integrantes da oposição mais simpáticos a ele para cargos de comando, como publicou o Congresso em Foco.

Bloco agitado

Na Câmara, no entanto, as duas primeiras semanas da legislatura foram intensas. A começar pela derrota do Planalto na eleição da presidência da Câmara. O petista Arlindo Chinaglia (SP), que já presidiu a Casa, teve apenas 100 votos. Desafeto de Dilma, o novo presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já impôs algumas derrotas ao governo: concluiu a votação da chamada PEC do Orçamento Impositivo, costurou um acordo para garantir a liberação de R$ 10 bilhões em emendas para os novos congressistas, entregou o comando da comissão especial da reforma política à oposição e aprovou um convite a todos os 39 ministros para que compareçam ao plenário da Câmara para explicar as ações de suas pastas.

Nesse período, a Câmara também aprovou outras propostas, como a que eleva para até 12 horas a carga diária de trabalho dos caminhoneiros. Defendido pela bancada ruralista, o projeto estava parado na Casa desde junho do ano passado, à espera da análise de destaques. O texto segue para sanção presidencial, mas sob críticas de alguns parlamentares, que consideram a mudança temerária para a segurança nas estradas e uma imposição do agronegócio para facilitar a escoação da produção agrícola.

Fonte: Congresso em Foco

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...