sábado, 14 de fevereiro de 2015

Conheça aqui 10 alimentos que podem ser a causa do mau hálito

Foto: Divulgação
Mau hálito, cientificamente chamado de halitose, é um mal que atinge muitas pessoas que, não raro, nem o conhecem muito bem. Mas especialistas são categóricos: é preciso investigar a origem do problema para saber como evitá-lo ou tratá-lo.
“O mau hálito é causado pela presença de bactérias que se alimentam de moléculas de proteína, o que libera enxofre”, afirma Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose. O enxofre é um elemento volátil responsável pelo mau cheiro da boca.
Dentre as partes da boca, o dentista Willian Frossard afirma que a língua, quase sempre, é a maior responsável pelo mau hálito: “ela possui muitas vilosidades, onde restos de alimentos e células que se desprendem da mucosa ficam depositadas e se deterioram”, diz. Por isso, é necessário realizar a higienização completa da boca diariamente.
“É recomendável que se escove os dentes, passe o fio dental e faça a raspagem da língua”, ressalta Marcos.
Cáries e inflamações
Além de partículas de comida, Willian informa que problemas periodontais, como cáries e inflamações na gengiva, também favorecem a atuação de bactérias e o consequente mau hálito.
Fazer dieta balanceada e beber muita água, além das visitas regulares ao dentista são as principais recomendações de Marcos para evitar o mau hálito. Ele ainda revela que existem alguns truques contra a halitose, como a ingestão de frutas cítricas. Elas promovem maior salivação, o que ajuda a limpar a boca.
Sobre a goma de mascar, quase sempre utilizada contra o mau hálito, Willian esclarece: “Goma de mascar também estimula a salivação e o aroma disfarça o cheiro ruim, mas o produto não deve conter açúcar, porque ele é alimento para as bactérias”. O profissional ainda acrescenta: “A goma de mascar mascara o cheiro, mas não resolve o problema”.
10 alimentos que provocam mau hálito:
Azeitona: Contém enxofre, pode favorecer o mau cheiro na boca.
Couve-flor: É rica em enxofre e pode causar a halitose.
Alcachofra: É outro alimento rico em enxofre.
Proteínas: Dietas ricas em proteínas favorecem o mau hálito.
Alho: Tem alguns produtos que, enquanto estão sendo digeridos, geram a chamada halitose passageira.
Cebola: Gera mau hálito por um tempo.
Molhos: Mostarda, aumenta a acidez da saliva, o que também pode provocar mau hálito.
Catchup: É um molho que aumenta a acidez da saliva.
Alimentos em conserva: Picles, também podem aumentar acidez na boca.
Bebida alcoólica: Em excesso também causa mau hálito.
Fonte: IG

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...