A Prefeitura Municipal de São Miguel/RN, em parceria com a
Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), e o Ministério das Cidades,
está realizando o Programa
Acesso à Terra Urbanizada.
O projeto visa promover a regularização fundiária de dez
municípios do Oeste Potiguar, são eles: Encanto, São Miguel, Venha Ver, Luís
Gomes, Portalegre, Assú, Carnaubais, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís e
Tibau. Sendo que o Munícipio de São Miguel irá receber a equipe do Programa,
nesta Sexta-feira (27/02).
As comunidades que
estão passando por uma análise técnica para verificação de viabilidade de
regularização são: Tôta Barbosa e Nossa Senhora de Guadalupe. Dessa forma,
haverá uma reunião com as lideranças comunitárias, comunidades desses bairros e
demais entes interessados, juntamente com a equipe do projeto no dia 27 de
fevereiro a partir das 14h00, no CENTRO COMUNITÁRIO DA PARÓQUIA SÃO MIGUEL,
para esclarecimentos de aspectos relacionados ao programa.
A Regularização Fundiária atualmente é regulamentada pela Lei
nº 11.977/2009. Essa Lei define os instrumentos que devem ser adotados para
regularizar áreas de interesse social e específico.
O Programa de Acesso à
Terra Urbanizada trabalhará especificamente com as regularizações de áreas de
Interesse Social, em virtude que, esse tipo está voltado às pessoas carentes o
que assegura a gratuidade dos títulos para as famílias envolvidas.
Ao final do Projeto as famílias que atenderem aos critérios
legais receberão a Escritura Pública de sua Terra, o que lhe trará diversos
benefícios, tais como: garantia de posse, a possibilidade de acesso a Programas
Governamentais de Habitação e a minimização das desigualdades Sociais.
Nesse processo é indispensável que as comunidades e suas
lideranças participem ativamente de todas as etapas e contribuam para a
realização do trabalho. Portanto, convidamos todos vocês a fazerem parte do
“Programa Acesso à Terra Urbanizada” com a finalidade de promover melhorias na
vida dos cidadãos e da sua cidade.