Radio

domingo, 5 de setembro de 2021

Carreta com produtos químicos tomba e interdita estrada na Grande Natal; carga vazou e chegou a rio

Uma carreta carregada de produtos químicos tombou e interditou completamente a estrada que liga os bairros da Coophab e Cajupiranga, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, na manhã deste sábado (4). Parte do material vazou e teria atingido o Rio Pium, segundo o coordenador de Meio Ambiente do município.   

 

O caso aconteceu em uma ladeira próxima ao bairro Liberdade. Autoridades acompanham a situação para avaliar danos ambientais no local. O Corpo de Bombeiros fez o isolamento da área. 

 

Segundo o coordenador de Meio Ambiente de Parnamirim, Luís Antônio Melo, parte do material é ácido, que estava em forma líquida, em bombonas, e teria vazado, atingindo o rio Pium, que passa pelo local.  

 

"O Ibama e o Idema foram acionados para executar o plano de contingenciamento. Nossa recomendação é que as pessoas mantenham distância do rio, porque é um material inflamável, que pode causar incêndios e inclusive explosões", ressaltou.  

 

A analista ambiental do Ibama, Fabíola Rufino, afirmou que o órgão vai fiscalizar a empresa responsável, para que envie equipe especializada para retirada do material e reparação quanto ao possível dano ambiental, que ainda será avaliado.  

 

A carga, de 25 toneladas, tinham autorização do órgão ambiental para o transporte.  

 

O acidente 

Segundo o caminhoneiro José Luciano dos Santos, de 51 anos, ele vinha de Pernambuco com o veículo carregado com produtos químicos, como ácidos, para realizar uma entrega em Parnamirim, outra em Mossoró e depois em Fortaleza. 

 

"Eu estava subindo em marcha pesada, eu vinha de terceira, e botei uma segunda. Ao chegar ao topo, senti um estalo, como se tivesse soltado a mangueira de ar. O balão arriou e eu puxei o freio de estacionamento e ela não obedeceu", afirmou o motorista.  

O profissional, com mais de 30 anos de experiência, ainda afirmou que observou que vinham dois carros de passeio atrás dele.  

 

"Então usei a tática de usar a operação defensiva, para não descer aprumado. 'Quebrei' o veículo causando esse atravessamento na rua. É melhor fazer um dano material que ceifar a vida de um ser humano", considerou.  

 

A via seguia com o trânsito interditado até a última atualização desta matéria. 

 

G1RN

Nenhum comentário:

Casal é encontrado morto em veículo no interior do RN; polícia investiga o caso

Na noite deste domingo (19), policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar atenderam uma ocorrência que resultou na descoberta de do...