quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Técnicos da II Ursap discutem ações  sobre Doença de Chagas em Caraúbas e Messias Targino

Os técnicos  do Programa Regional de Controle de Doença de Chagas da II URSAP, a doutoranda em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF) coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia, Valéria Duarte de Almeida e José Escarião do Nascimento e técnica da Vigilância Epidemiológica, Vera Cristina Vale  realizaram quinta-feira (23) de setembro uma visita técnica aos Municípios de Caraúbas e Messias Targino.

A reunião foi com os coordenadores da Vigilância Epidemiológica e de Endemias dos municípios.

"Conversarmos sobre a captura do inseto barbeiro pra análise laboratorial e borrifação de inseticida nas residências e no peridomicilio", disse Valéria Duarte de Almeida.

"Ressaltamos também sobre como notificar casos agudos da doença no sistema SINAM, e reforçamos o pedido para que os municípios acompanhem os pacientes na forma crônica nas de unidades de atenção básica em saúde", destacou Valéria Almeida.

Situação epidemiológica - Doença de Chagas

Em função das ações de controle de vetores realizadas a partir da década de 1970, o Brasil recebeu em 2006 a certificação Internacional da interrupção da transmissão vetorial pelo Triatoma infestans, espécie exótica e responsável pela maior parte da transmissão vetorial no passado. Porém, estima-se que existam aproximadamente 12 milhões de portadores da doença crônica nas Américas, e que haja no Brasil, atualmente, pelo menos um milhão de pessoas infectadas por T. cruzi.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...