sábado, 13 de outubro de 2012

Romaria fluvial reúne cerca de 500 embarcações na Baía do Guajará



Às 5h30 deste sábado (13), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saiu da Igreja Matriz, em Ananindeua, em direção ao distrito de Icoaraci, em Belém, de onde sai o Círio Fluvial. Mesmo sem paradas para homenagens, a Romaria Rodoviária foi acompanhada por milhares de fiéis, que foram ver a passagem da santa.
A chegada a Icoaraci aconteceu às 8h20. No porto, uma celebração foi realizada antes da saída para a Romaria Fluvial, às 9h20. Muitos fogos marcaram a saída da procissão. Segundo a Capitania dos Portos, cerca de 500 embarcações acompanham o Círio das Águas pela Baía do Guajará, que cerca a capital paraense.
Embarcações de todos os tamanhos são preparadas com ornamentações e homenagens a imagem peregrina, destacando a fé católica e a devoção mariana. Muitos devotos acompanham a romaria de lancha e moto aquática.
As estimativas do Dieese/PA e da Diretoria da Festa de Nazaré é que aproximadamente 50 mil pessoas, entre as que estarão nos barcos participando diretamente da romaria fluvial e as que estarão assistindo, desde a saída de Icoaraci até a chegada, na Estação das Docas, na Escadinha do Cais do Porto.
Turista de Brasília, a aposentada Maria do Carmo Albuquerque acompanha a o Círio Fluvial pela primeira vez. “Estou gostando muito do que estou vendo. Estou ansiosa pelo primeiro contato com a virgem de Nazaré”, afirma a aposentada, que disse ainda pretender participar do maior número de romarias que ela puder.
A berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré atracou do cais da Escadinha, na Estação das Docas por volta das 11h, de onde já sai para outra homenagem nas ruas de Belém, a Motoromaria.
Esta é a 27ª edição da Romaria Fluvial. A primeira edição foi realizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com saída do Trapiche de Icoaraci no dia 8 de outubro de 1986. A primeira romaria foi acompanhada por cerca de 50 barcos.

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...