terça-feira, 30 de outubro de 2012

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será lançando nesta quarta-feira em Natal


Uma programação, composta de palestra e programa radiofônico, marca o lançamento oficial do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação - Muticom, dia 31, quarta-feira próxima. Pela manhã, das 9 às 11 horas, o lançamento será no auditório do Laboratório de Comunicação, no Campus da UFRN, em Natal. Na ocasião, será proferida uma palestra sobre o tema: “Comunicação e participação: meios e processos”, com o Padre Ermanno Allegri, diretor da Agência de notícias Adital, de Fortaleza (CE). Além da palestra, será apresentada a programação  e a canção do 8º Muticom, que será sediado na UFRN, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. Da solenidade, também participarão o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Campina Grande (PB) e  membro da Comissão de Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; diretores e professores da UFRN e representantes da imprensa potiguar.
               Ainda, no dia 31, das 14 às 15 horas,  algumas emissoras de rádio levarão ao ar o programa “Especial Muticom”, com a participação dos coordenadores do evento; da Irmã Élide Fogolari, da CNBB; do Professor Miguel Pereira,  da PUC/RJ, que coordenou a sétima edição do Mutirão; da Irmã Helena Corazza, presidente da Signis Brasil, e de pessoas de várias partes do Brasil, que já estão se preparando para participar do 8º Muticom.
               As duas atividades marcam um ano de preparação.

O que é o Muticom
               Os Mutirões Brasileiros de Comunicação vêm sendo realizados desde 1998, em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação – UCBC.  Os sete mutirões anteriores aconteceram nas seguintes cidades: Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP),  Salvador (BA), Guarapari (ES), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e, o último, foi realizado no Rio de Janeiro, em julho de 2011.
Os Mutirões são promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, juntamente com outras instituições. No caso específico da oitava edição, o Muticom funcionará como um projeto de extensão do Curso de Comunicação Social, da UFRN. O evento reúne profissionais, estudantes, pesquisadores da comunicação, pessoas envolvidas com a comunicação na Igreja Católica e comunicadores populares.
Programação do 8º Muticom
               A abertura do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação acontecerá na noite do dia 27 de outubro de 2013, no auditório do Hotel Praia Mar, Via Costeira, Natal. A partir do dia 28, as atividades se concentrarão no Campus da UFRN.
               Diariamente, a cada manhã, haverá um seminário; e, à tarde, grupos de trabalhos. A programação também constará de atividades espirituais e culturais. A conferência sobre o tema do Muticom – “Comunicação e participação cidadã: meios e processos” – será proferida por Muniz Sodré, escritor e professor emérito da UFRJ.       
Preparação
                Há cerca de dois anos, as instituições organizadoras, principalmente a Arquidiocese de Natal e o Departamento de Comunicação da UFRN, vêm se preparando para o 8º Muticom. Cinco equipes – Acadêmica, Comunicação, Infraestrutura, Cultura e Espiritualidade  - vêm se reunindo, periodicamente, para preparar o evento.
               As pessoas, do Rio Grande do Norte e de outros estados, também podem se preparar, com antecedência, para participar do evento.  Os interessados poderão, por exemplo, fazer reserva da hospedagem, já a partir de 01 de novembro próximo. No site no Mutirão – www.muticom.com.br – terá um link com sugestões de locais de hospedagem. Nesse espaço, as pessoas poderão solicitar a reserva de hotel, assim como de passagens aéreas
               As inscrições estarão abertas a partir do dia 01 de março de 2013, também no site do Muticom.
Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...