sábado, 20 de outubro de 2012

“Avenida Brasil” paralisa o país e atinge 50,9 pontos em seu último capítulo


"Avenida Brasil" termina como fenômeno e exemplo para a própria Globo e concorrentes.

“Avenida Brasil” termina como fenômeno e exemplo para a própria Globo e concorrentes.
Carminha, Tufão, Nina, Jorginho, Nilo. Durante sete meses o Brasil se deixou conquistar pelos personagens da trama de João Emanuel Carneiro e transformou “Avenida Brasil” na novela mais lucrativa na América Latina de todos os tempos e com uma repercussão que não se via desde a década de 80.
Bilhões arrecadados, como comentei em uma publicação mais cedo, repercussão internacional e alta audiência.  Foram grandes conquistas. No entanto, a maior delas foi a de renovação do setor. Muitos questionavam a futuro das novelas, pois a cada novela a audiência caia em relação a anterior.
Este quadro mudou com “Fina Estampa” e consolidou-se com “Avenida Brasil”. Com este feito a Globo conseguiu passar pelo desafio de ver seus autores envelhecerem e as tramas perderem prestígio no Brasil e no exterior.  ”Avenida Brasil” apostou num roteiro feito por um autor novo, João Emanuel Carneiro e trabalhou pela primeira vez com a classe C como protagonista central e com uma direção parecida com a de filmes e séries americanas, o que se mostrou extremamente certeiro.
FIM DO MISTÉRIO - Depois de tantas especulações sobre o verdadeiro assassino de Max, foi revelado no último capitulo da trama que “Carminha”, a vilã de Avenida Brasil, havia matado o mal-caráter para proteger Nina.
O autor João Emanuel Carneiro, em estratégia, havia feito com que todos pensassem que Santiago, pai da vilã, estivesse por trás de tudo – o que não aconteceu.
A AUDIÊNCIA - Com tantas conquistas, era de se esperar uma audiência espetacular no último capítulo. E foi o que aconteceu, nesta sexta 19 “Avenida Brasil” atingiu 50.9 de média, pico de 54.1 e 72% de participação. SBT 3.6 e Record 2.5.
“Avenida Brasil” não reinventou a roda, ‘apenas’ mostrou que é possível buscar a renovação em nossas tão amadas telenovelas. Que os outros profissionais da teledramaturgia da Globo, Record e SBT possam tomar como exemplo que é possível mudar para melhor.

tvfoco

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...