sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cão atacou e matou criança como tentativa de defesa, afirma especialista


A tragédia que se abateu sobre os moradores da rua Francisco Romualdo, bairro Boa vista, em Mossoró, na última quarta-feira, onde um cachorro da raça Pitbull/Bull Terrier atacou e matou um bebê de apenas seis meses, pode ter sido ocasionada pelo animal como forma de defender seu território, de "invasores", segundo especialista. A análise é feita pelo médico veterinário Paulo Fernando, do Centro Veterinário de Mossoró.

Segundo o veterinário, o único que não pode ser responsabilizado pela tragédia é o animal, que usou o seu instinto para defender seu território. "O cão é descendente do lobo, independente de qual raça seja, e o seu habitat é constantemente defendido, quando ele se sente ameaçado. No momento em que a adolescente entrou no quarto, onde costumeiramente o cão habita, foi entendido por ele que se tratava de um invasor, por isso o ataque", explicou.

Para o veterinário, o simples fato do animal ver uma pessoa estranha em seu território já estimula o ataque como forma de defesa. "A nossa opinião é baseada em estudo científico, fruto de muita pesquisa que temos feito sobre o comportamento dos animais. É estritamente baseada em estudos teóricos e práticos", disse.

Com relação a um eventual sacrifício do animal, o veterinário ver como ponto de decisão pessoal dos proprietários do cachorro. "Analiso da seguinte forma: depois de um ocorrido onde por fatalidade uma criança foi vítima do ataque do animal, dificilmente a família vai querer continuar com o cão. Por outro lado, ninguém vai querer também ficar com um bicho com esse histórico, por isso o sacrifício torna-se uma opção, infelizmente," concluiu. 

Entenda
Por volta das 11h da quarta-feira (23), uma menina de 11 anos, prima da vítima, pegou a criança no colo para levá-la à casa da vizinha, onde o cachorro era criado, porém, no momento da tragédia o animal estava trancado em um quarto e quando a garota entrou com o bebê, o cão avançou sobre elas, momento em que o bebê caiu do braço da prima e foi morto a mordidas pelo animal.

Na manhã de ontem, o corpo do bebê foi sepultado no cemitério público do município da Serra do Mel, sob forte comoção de familiares e amigos.

Delegado apura responsabilidade em morte de criança no bairro Boa Vista
O delegado Rafael Arraes, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, que está apurando o caso da criança morta pelo cão Pitbull/Bull Terrier, disse que está ouvindo os familiares da vítima e os donos do animal, para entender o que realmente aconteceu e concluir o inquérito.

De acordo com Arraes, o pai da vítima foi ouvido ontem e relatou em seu depoimento que reside na Serra do Mel, assim como a mãe da criança, e atualmente está separado da mulher, que estaria em Mossoró na casa de familiares.

"O pai da vítima disse que está separado e que a mulher tinha vindo a Mossoró passar uns dias na casa de familiares e não havia comunicado a ele que traria a criança. Ele só ficou sabendo que a filha estava em Mossoró quando recebeu a ligação da morte dela", contou o delegado.
Para o delegado, o caso é muito complicado de se apurar, por ter muitas vertentes para se chegar a um culpado. "Existem muitas possibilidades para se apurar o caso, porém no momento prefiro ouvir as testemunhas e concluir o inquérito", finalizou.

Sacrifício
A reportagem do O Mossoroense esteve ontem no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Quixabeirinha, onde o cão está em observação. De acordo com os técnico do local, existe um acordo verbal da dona do cachorro para sacrificá-lo, porém a instituição só o fará com um termo escrito pela proprietária do animal.

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...