sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Seminário de avaliação do Projeto Mais Médicos será realizado este mês

O Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Comissão Estadual PROVAB/Mais Médicos (CCE/RN), planeja para a segunda quinzena deste mês de agosto o Seminário “Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros”. O evento que tem como objetivo apresentar os impactos iniciais do Projeto no Rio Grande do Norte e está previsto para ser realizado no auditório da Escola do Governo, no Centro Administrativo em Natal.

 Entre o público alvo esperado estão: prefeitos e secretários de saúde dos municípios que aderiram ao Projeto, membros da Comissão Estadual do Projeto Mais Médicos, conselheiros, secretários e coordenadores da SESAP e representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação. “O seminário proporcionará um debate sobre os avanços que o Projeto tem trazido ao estado nesses onze meses de implantação. Atualmente, dos 167 municípios, 99 possuem profissionais do referido Projeto. No total, são 243 médicos trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando o acesso à saúde para cerca de 739 mil potiguares. Deste quantitativo 37 são Brasileiros, 22 intercambistas e 184 da Cooperação OPAS/Cuba” disse Cláudia Frederico de Melo, Coordenadora da Comissão Estadual do Mais Médicos. 

Na programação o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) do MS, Alexandre Medeiros de Figueiredo fará uma apresentação do balanço realizado neste primeiro ano de programa em todo o país, e que coloca a Atenção Básica como prioridade. Na sequência, serão apresentadas as experiências do estado a partir da vivência de um gestor municipal, de um médico do Projeto, da tutoria (UFRN) e de um supervisor.

“Além da melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde no nosso estado, graças ao trabalho dos 243 médicos, o programa tem trazido investimentos para a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica no Rio Grande do Norte. São cursos com forte vinculação ao SUS, sobretudo no aspecto da medicina preventiva. Com foco na promoção de um pacto de gestão pela educação em saúde, compromisso social, entre outras. 

A previsão para os próximos meses é a abertura de novos cursos de medicina nos municípios de Caicó, Santa Cruz, Assú e Mossoró”, explica Uiacy Alencar, apoiadora estadual do Ministério da Saúde. Outra novidade que o Mais Médico trouxe para o RN foi a vinda de uma representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a médica cubana Maria Elena Rondon Cayol. Desde o início de julho que ela está atuando integrada à Comissão Estadual Provab/Mais Médicos no trabalho junto aos médicos cubanos, provenientes da Cooperação do Ministério da Saúde com a OPAS.  

Maria Elena Rondon Cayol destaca que a avaliação dos trabalhos no RN tem sido muito positiva. Em menos de um mês já visitou cinco Regiões de Saúde, onde pode conversar com os médicos cooperados e gestores municipais. “Apesar de algumas dificuldades iniciais, os profissionais estão satisfeitos e já adaptados a rotina de trabalho no Brasil. Já os gestores com quem conversou se mostraram encantados com a forma de trabalho dos cubanos, sobretudo no quesito pontualidade e sociabilidade com a comunidade”, pontua. - See more 

ASCOM

POLÍCIA MILITAR DE SÃO MIGUEL PRENDE HOMEM COM DROGAS NA MADRUGADA DE DOMINGO (12)

 Em patrulhamento realizado nas adjacências do Bairro Núcleo Vieira em São Miguel, na madrugada de domingo dia 12 de maio por volta das 02...