domingo, 31 de agosto de 2014

Candidatos trocam ofensas e apresentam propostas no debate da Band


Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte trocaram ofensas e em meio a perguntas e acusações aproveitaram para apresentar os planos de governo.  O primeiro debate com os candidatos ao governo na TV aberta do Rio Grande do Norte foi promovido pela Band, na última quinta-feira (28) e retransmitido pelo portal Nominuto.com, rádio 96 FM e TV União com a parceria da Fecomércio.
O encontro contou com a participação de Araken Farias (PSL), Henrique Alves (PMDB), Robério Paulino (PSOL), Robinson Faria (PSD) e Simone Dutra (PSTU).
O clima estava tenso entre os cinco candidatos que se enfrentavam pela primeira vez em um debate com todos os governadoráveis. O clima esquentou antes mesmo do debate começar. Apoiadores dos candidatos Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) chegaram a brigar em frente à sede da Band Natal.
3
O tumulto começou após a chegada dos candidatos, quando os apoiadores dos dois candidatos se aproximaram uns dos outros e teve início a briga. As cerca de 50 pessoas, muitas delas com bandeiras de partidos, tiveram que ser separadas pela polícia. Ninguém ficou ferido.
O debate foi dividido em 6 blocos. No primeiro, os candidatos responderam perguntas de jornalistas convidados; no segundo, os candidatos fizeram perguntas entre si, mediante sorteio; já no terceiro bloco, as perguntas foram feitas pela Fecomércio RN. No quarto bloco, os candidatos responderam a perguntas de telespectadores de Natal e do interior do estado. No quinto bloco, os candidatos voltaram a fazer perguntas uns aos outros, mas com escolha livre. E por fim, no sexto bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.
4
No primeiro bloco os jornalistas convidados fizeram perguntas sobre Segurança, Saúde, Educação, Infraestrutura e Gestão Financeira. Foi sorteado o tema, o candidato a responder e um candidato para comentar. 
Após as perguntas do primeiro bloco, o clima se acirrou nas rodadas subsequentes, com as perguntas diretas e comentários entre os concorrentes no segundo bloco, inclusive entre os governadoráveis que despontam nas pesquisas de intenção de voto.
Henrique Alves questionou o candidato Robinson Faria sobre as propostas para os Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, caso eleito.
noticia_115191
Robinson destacou que os recursos hídricos têm que ser pensados como política de estado e não como política de governo. “Temos que projetar os recursos hídricos a longo prazo. Temos que repensar a condição de cada região”. Na ocasião, Robinson aproveitou para alfinetar o adversário. "O prestígio do candidato como presidente da Câmera Federal parece que não foi suficiente para resolver a situação hídrica do nosso estado".
Replica de Henrique: “Eu diria ao vice-governador de Rosalba, que nós conseguimos viabilizar vários poços. Nós temos obras importantes e planejadas, como a barragem de Santa Cruz, a barragem Umari, e a barragem de Caraúbas”.
terceiro bloco foi marcado por questionamentos da Fecomércio. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, fez perguntas aos cinco candidatos ao executivo estadual.
6
Dívidas do atual governo, arrecadação tributária, atividade turística, entraves burocráticos e a máquina estatual foram os assuntos abordados neste bloco. Cada candidato expôs a proposta para cada um dos assuntos.
Os telespectadores também tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas. O quarto bloco do debate foi dedicado às perguntas feitas pelos telespectadores de Natal e do interior do estado aos candidatos. Um dos assuntos que mais tem preocupado a população do Estado é a insegurança e a pergunta foi para o candidato do PSD, Robinson Faria.
Governadorável destacou que declara que a insegurança é um dos maiores problemas do RN e que uma das soluções é recuperar a autoestima do PM. “Precisamos repensar toda a metodologia da segurança pública do estado. Primero vamos devolver a autoestima ao policial militar, modificar o estatuto, obedecer às promoções verticais, fortalecer a Polícia Civil e promover programas de investigação”.
5
Investir 10% somente em segurança pública, implantar ronda do quarteirão, a polícia de proximidade também são projetos de Robinson para Segurança Pública. “A presença do estado também deve estar na cidadania. Cuidar dos drogados, ou seja, a polícia trabalhando ao lado do social, da educação. Quero mostrar que em um ano o nosso estado dará um grande salto na questão da segurança pública”.
quinto bloco começou com o direito de resposta de Henrique Eduardo Alves. Ele se sentiu ofendido em relação a acusações sobre financiamento de campanha e disse que tem uma vida toda de respeito e nenhum processo a responder. “Tenho vida limpa e digna e me orgulho da vida pública”.
Na sequência, começaram as perguntas e respostas entre os candidatos que voltaram a se atacar.
7
Em 30 segundos Robinson atacou Henrique dizendo que o candidato do adversário aderiu aos  governos que venceram as eleições e estavam no poder em nosso estado. Em contrapartida, Henrique falou que Robinson apoiou Micarla. O candidato do PMDB ainda afirmou que como deputado ele tem o dever de colaborar com os governos.
Robinson voltou a atacar Henrique. O candidato do PSD disse que o deputado só aderia ao governo de quem estava ganhando e afirmou que ele abandonou o governo quando ele estava ruindo.
O bloco prosseguiu quente entre os principais candidatos. Ambos se acusavam, diziam que o adversário havia apoiado o governo Rosalba e a gestão de Micarla de Sousa na prefeitura do Natal.
sexto e último bloco do debate da Band foi destinado às considerações finais dos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte.
9
Robinson Faria iniciou o sexto bloco dizendo que não é candidato por vaidade e sim porque se sente preparado e amadurecido para ser um bom governador.
Governadorável destaca que se sente motivado para buscar eficiência e realizar um bom serviço.
Já Araken Faria disse ter o compromisso de governar para o povo mais carente. O candidato ainda assumiu um compromisso com a população. Se eleito, após 2 anos ele afirma deixar o cargo caso não seja aprovado pela população. “Se em 2017 eu tiver a desaprovação do RN, eu renunciarei”, afirma.
10
Henrique Eduardo Alves falou que a situação do RN é grave, mas que o quadro vai se resolver, caso ele seja eleito.
Simone Dutra ressaltou em suas considerações, que a classe trabalhadora é quem deve governar o estado.
“Aqueles que estão no poder há tantos anos são financiados por empresas e trabalham para elas". afirma a postulante ao governo.
O candidato do PSOL, Robério Paulino encerrou a noite de debate com suas considerações finais. Ele aproveitou as palavras finais para pedir que o eleitor não desista do sonho de construir um estado melhor. “Eu quero pedir o voto de vocês, para que possamos derrotar essas campanhas milionárias”, conclui o candidato.

Numinuto.com

FPM: terceiro decêndio será creditado nesta terça-feira, 30

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que o terceiro decêndio de abril de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (F...