quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Autoridades internacionais visitam TSE para conhecer o processo eleitoral brasileiro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na noite da última quarta-feira (20) a visita de autoridades estrangeiras interessadas em conhecer melhor a Justiça Eleitoral e o processo eleitoral brasileiro.
Primeiramente, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, recebeu em seu gabinete o embaixador do Reino Unido, Alexander Wykeham Ellis, que veio acompanhado do primeiro-secretário para assuntos políticos da embaixada, Andrew Ford. Logo em seguida foi a vez de o secretário-geral da Suprema Corte Norte-americana, Scott Harris, acompanhado por um grupo de estudantes brasileiros da Universidade de Harvard, também ser recebido pelo presidente do TSE.
A urna eletrônica e o aparato de tecnologia da informação (TI) que dão suporte ao processo eleitoral no país receberam atenção especial dos visitantes. O secretário-geral, Scott Harris, fez questão de testar o simulador de votação e ficou muito impressionado com o que viu.
O embaixador britânico também não poupou elogios ao que viu por ocasião da sua visita. “A minha visita foi para entender um pouco mais como um país tão grande e tão complexo como o Brasil pode funcionar tão bem em termos de eleições”, exaltou.
Ao atender as comitivas, o ministro Dias Toffoli ressaltou que, no Brasil, a Justiça Eleitoral cuida tanto da organização e realização das eleições quanto da prestação jurisdicional nos litígios que porventura decorram delas, ao contrário dos países em que órgãos distintos cuidam dos aspectos administrativos e jurisdicionais do processo eleitoral.
Ao final, considerou que o resultado das duas visitas foi positivo: “Ambos saíram daqui cumprimentando o país e, em particular, a Justiça Eleitoral, pela organização das eleições e pelo sistema eleitoral”.
Também acompanharam as visitas o ministro Henrique Neves e o assessor-chefe de Assuntos Internacionais do TSE, Tarcísio de Lima Ferreira Fernandes Costa.
TSE

FPM: terceiro decêndio será creditado nesta terça-feira, 30

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que o terceiro decêndio de abril de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (F...