quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

'Vai e faz tu também o mesmo' é tema da Mensagem do Papa para o Dia Mundial do Enfermo

Papa escrevendo


Com o tema “Vai e faz tu também o mesmo” o Papa Bento XVI apresentou a sua mensagem para o Dia Mundial do Enfermo que será celebrado no próximo dia 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a mensagem essa semana, e a reflexão apresenta a parábola do Bom Samaritano.

Na mensagem o Santo Padre reforça o ensinamento de Jesus para com os mais necessitados.

“A parábola evangélica narrada por São Lucas faz parte duma série de imagens e narrações tomadas da vida diária, pelas quais Jesus quer fazer compreender o amor profundo de Deus por cada ser humano, especialmente quando se encontra na doença e no sofrimento. Ao mesmo tempo, porém, com as palavras finais da parábola do Bom Samaritano – "Vai e faz tu também o mesmo" (Lc 10, 37) –, o Senhor indica qual é a atitude que cada um dos seus discípulos deve ter para com os outros, particularmente se necessitados de cuidados.”, escreve.

Citando o Ano da Fé, Bento XVI, acredita ser ocasião promissora para avivar a caridade.

“O Ano da fé, que estamos a viver, constitui uma ocasião propícia para se intensificar o serviço da caridade nas nossas comunidades eclesiais, de modo que cada um seja bom samaritano para o outro, para quem vive ao nosso lado”, reforça.

Ainda na mensagem para o 21º Dia Mundial do Enfermo o Papa também direcionou um agradecimento aos que dedicam seu tempo, conhecimento e boa vontade aos doentes.

“Quero dirigir um pensamento de viva gratidão e de encorajamento às instituições sanitárias católicas e à própria sociedade civil, às dioceses, às comunidades cristãs, às famílias religiosas comprometidas na pastoral sanitária, às associações dos operadores sanitários e do voluntariado”, finalizou.

O Dia Mundial do Enfermo de 2013 será celebrado solenemente em 11 de Fevereiro no Santuário mariano de Altötting, no sul da Alemanha.

Confira a Mensagem na íntegra.

Informações: CNBB
Imagem: CNBB


 Redação Portal A12

Nenhum comentário:

FPM: terceiro decêndio será creditado nesta terça-feira, 30

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que o terceiro decêndio de abril de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (F...