terça-feira, 9 de julho de 2019

Aplicativo vai fiscalizar entregas do Programa do Leite no Rio Grande do Norte


O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), iniciou os testes do aplicativo que será utilizado para fiscalizar e monitorar as entregas do Programa Leite Potiguar.



Segundo a pasta, o novo sistema de controle já foi iniciado, de forma piloto, na comunidade tradicional quilombola, Capoeiras, em Macaíba, onde 64 famílias passaram a receber o benefício por meio do novo cartão com QR Code.

“O sistema de controle, desenvolvido pela equipe de TI da Secretaria de Administração (SEAD), consiste em um aplicativo de celular que faz a leitura do cartão do beneficiário que possui um QR Code de identificação. Assim cada usuário antes de receber o leite, deve entregar seu cartão para que a leitura seja efetuada. Dessa forma teremos o controle de que o benefício está sendo entregue”, explica o coordenador do Programa, Sandro Trigueiro.

O sistema ainda está funcionando de forma experimental e após a fase de testes será expandido para todo os postos de distribuição do leite, visando ampliar a fiscalização e controle sobre a distribuição aos beneficiários. A empresa que entrega o leite também fará uso do sistema para comprovar que a quantidade contratada está sendo entregue nos postos.


“É preciso que entendam que o leite pertence às pessoas legalmente aptas a receber e não é de propriedade daqueles responsáveis pela entrega.

Infelizmente, o problema que vem de outros governos, ficou pior no atual que perdeu completamente o controle da situação”, afirmou Aline à época.

Também à época, a reportagem do JORNAL DE FATO conversou com o coordenador do Programa do Leite Potiguar (PLP), Sandro Trigueiro, sobre as denúncias de irregularidade na distribuição do produto. O coordenador informou que o atual governo tem conhecimento das denúncias de desvios, e que foi solicitada uma auditoria no programa para serem identificadas as irregularidades.

“A secretária Íris Maria solicitou à Controladoria que fosse feita uma auditoria no Programa do Leite Potiguar. Desde o início da gestão, estamos recebendo denúncias sobre irregularidades no programa, e a auditoria é justamente para identificar essas práticas. Há duas semanas, uma equipe de auditoria esteve em Mossoró e informou que a execução do programa estava um verdadeiro caos, com situações que são inadmissíveis”, disse o coordenador do programa.

Ouvidoria
Outra ferramenta lançada pela Sethas é o WhatsApp da ouvidoria do Programa que já está em funcionamento pelo número: (84) 98156-2008. Na ouvidoria é possível esclarecer dúvidas, fazer reclamações, denúncias e elogios.

O Programa do Leite Potiguar faz parte da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e beneficia cerca de 84 mil famílias em todo o Estado. Cada família tem direito a cinco litros de leite por semana. São distribuídos por mês quase dois milhões de litros de leite. O Governo do RN investe R$ 47 milhões por ano, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

ASSECOM RN

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite quero saber o motivo de minha nora não consegue a escrição pra tirar o leitedas crianças dela tem um bebê de um ano e dois meses e está grávida de 7 meses e não chega a receber um salário e ainda paga aluguel mora em Natal

Unknown disse...

Boa noite quero saber o motivo de minha nora não consegue a escrição pra tirar o leitedas crianças dela tem um bebê de um ano e dois meses e está grávida de 7 meses e não chega a receber um salário e ainda paga aluguel mora em Natal

POLÍCIA MILITAR DE SÃO MIGUEL PRENDE HOMEM COM DROGAS NA MADRUGADA DE DOMINGO (12)

 Em patrulhamento realizado nas adjacências do Bairro Núcleo Vieira em São Miguel, na madrugada de domingo dia 12 de maio por volta das 02...