segunda-feira, 22 de julho de 2019

Com VAR protagonista, Corinthians e Flamengo empatam em Itaquera


O árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês) voltou a ser protagonista neste domingo, em Itaquera. Depois de quase seis minutos de paralisação para análise do VAR, o árbitro Leandro Vuaden validou um gol de Gabriel, já no fim do jogo, determinando o empate em 1 a 1, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lance polêmico ocorreu aos 39 do segundo tempo: Willian Arão cabeceou, Cássio deu rebote e Gabigol mandou para a rede, mas o bandeirinha deu impedimento. A validação veio com o VAR. Na opinião do comentarista Sálvio Spinola, a posição de Gabriel era legal, e o VAR acertou ao validar o lance. Antes, Clayson havia aberto o placar, no primeiro pênalti do Corinthians em 2019. Com o resultado, o Flamengo fica na terceira posição com 21 pontos, cinco atrás dos líderes Palmeiras e Santos. Já o Corinthians fica em oitavo, com 16 e um jogo a menos do que os rivais mais próximos.

Como o Corinthians jogou
Arena lotada, torcida incentivado, e o Corinthians abriu mão de ficar com a bola para tentar surpreender o Flamengo. Enquanto os cariocas trocavam passes em busca de espaço, o Timão jogou de forma mais direta, tentando explorar os buracos deixados na defesa rubro-negra. A estratégia funcionou de forma precisa apenas no segundo tempo. Pedrinho recuperou a bola, Fagner puxou o contra-ataque, e Love foi derrubado por Berrío na área. Clayson abriu o placar. Com Gil na equipe, o Corinthians voltou a fazer uma atuação bastante segura defensivamente. Mas a falha saiu de onde não se imaginava. Cássio rebateu para o meio da área um cabeceio de Arão, e Gabigol empatou. 

Como o Flamengo jogou
Jorge Jesus poupou alguns jogadores e utilizou um esquema com dois volantes e só um atacante fixo, assim como era com Abel Braga. Gerson fez sua estreia e atuou mais pelo lado esquerdo. Na primeira etapa, a equipe rubro-negra teve 59% de posse de bola, mas foi pouco criativa. Mais isolado, Gabigol saiu bastante da área para tentar buscar jogo, e o time perdeu presença de área. Na segunda etapa, o Corinthians acelerou e abriu o placar. Jesus colocou Bruno Henrique e voltou rapidamente para o esquema com dois homens de frente. A equipe seguiu com muita dificuldade de criação, mas passou a circular mais a área do Corinthians, que se retraiu quando teve a vantagem. O gol de Gabriel acabou surgindo num escanteio.

Primeiro tempo
O Flamengo foi quem tomou a iniciativa do jogo, com muito mais posse de bola (chegou a ter 65% e terminou a primeira etapa com 59%). Diego, tão criticado pelo pênalti perdido contra o Athletico-PR na Copa do Brasil, fazia bem a função de rodar a bola no meio-campo. Bem postado na defesa, o Corinthians esperava a melhor hora de contra-atacar. Acabou assustando só em escanteios, com os zagueiros Gil e Manoel se destacando na bola alta. O placar de 0 a 0 acabou sendo justo e adequado para as propostas das duas equipes.

Segundo tempo
O que mudou foi que, enfim, o Corinthians conseguiu encaixar um contra-ataque, com Pedrinho e Fagner até a bola chegar a Vagner Love, que acabou sendo derrubado por Berrío - pênalti, convertido por Clayson. Em vantagem, o Corinthians se fechou ainda mais, esperando nova chance para contra-atacar. O Flamengo foi pra cima. Logo após o gol, Jorge Jesus trocou o volante Cuéllar pelo atacante Bruno Henrique, numa tentativa de ir para o abafa. Acabou chegando ao empate no fim, com Gabriel, aproveitando rebote em lance de escanteio, em gol validado pelo VAR após quase seis minutos de análise.

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Multado em Mossoró enquanto trabalhava em Natal, motociclista comprova erro do Detran

Um motociclista foi multado em Mossoró enquanto estava em expediente em Natal. A multa foi emitida no dia 21 de março deste ano, às 10h, n...