Bancários de instituições públicas e privadas de todo o país iniciam
nesta terça-feira (6) greve por tempo indeterminado. Eles querem
reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais 5,7% de aumento
real), entre outras reivindicações.
A paralisação foi decidida
depois mais de 40 dias de negociações entre representantes dos
trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A Fenaban
ofereceu 5,5% de reajuste para os salários e vales. A proposta inclui
abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário.
“Esse aumento
proposto pelos bancos é inimaginável”, disse o presidente da
Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf),
Roberto von der Osten. “Reividicamos também garantia de emprego,
melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas que adoecem
os bancários, e igualdade de oportunidades”, acrescentou.
Os bancários também pedem participação no lucros equivalente a três salários mais R$ 7.246,82.
Em
nota, a Fenaban informou que continua aberta às negociações e que a
proposta apresentada às lideranças sindicais prevê a participação nos
lucros dos bancos, de acordo com uma fórmula que, aplicada, por exemplo,
ao piso de um caixa bancário, de R$ 2.560,00, pode garantir até o
equivalente a quatro salários.
Consumidores
Com a greve, os consumidores devem ficar atentos ao pagamento de faturas, boletos bancários e outros tipos de cobrança. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar as contas até o vencimento, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que as quitações sejam feitas.
Para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e
ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a recomendação do
Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções
de formas e locais de pagamento, como internet e casas lotéricas. Esse
pedido deve ser documentado, ou seja, guardada a cópia do e-mail
enviado ou anotado o número do protocolo de atendimento, orienta a
entidade. Assim, caso o fornecedor não oriente sobre a quitação do
débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao Procon.
Quem tem benefícios para serem sacados, segundo a Fenaban, pode fazer saques por meio da rede de caixas eletrônicos 24 horas e caixas eletrônicos dos bancos.
Numinuto