Serviços terceirizados de assessoria de imprensa já consumiram pelo
menos R$ 89,5 milhões do governo federal em 2015. As campeãs no
faturamento com a prestação desse tipo de serviço são as agências. FSB,
CDN e Grupo Informe.
Do total gasto até agora pelo governo, 76,3%
(ou R$ 68,3 milhões) foram destinados a essas 3 empresas. Só o
Ministério do Esporte consumiu R$ 14,4 milhões (ou 16,8%) dessa verba
para pagar a FSB.
O governo da presidente Dilma Rousseff está em
meio a um esforço para cortar gastos (o rombo em 2015 será acima de R$
50 bilhões). Não há na lista possíveis economias a redução das despesas
com assessoria de imprensa terceirizada.
Esse tipo de gasto é
antigo. Até o mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso
(1995-2002), a prática era contratar assessores de imprensa por meio de
agências de publicidade que prestavam serviços para o governo federal.
Essa prática foi aos poucos alterada quando Luiz Inácio Lula da Silva
chegou ao Planalto, em 2003.
Há alguns anos, órgãos públicos
adotaram a prática de contratar diretamente empresas de assessoria de
imprensa (que preferem ser chamadas de “agências de comunicação”). O
serviço prestado inclui o atendimento a jornalistas, consultorias a
autoridades, produção de relatórios, redação de press-releases e outros
textos promocionais, treinamentos para entrevista e produção de
materiais de divulgação.
A contratação é legal, realizada por
meio de um processo de licitação. Embora o governo federal tenha mais de
500 mil funcionários na ativa, a administração pública prefere
contratar serviços terceirizados de assessoria de imprensa.
Quando
um ministro dá uma entrevista a um meio de comunicação, por exemplo,
cabe à assessoria convocar os jornalistas e acompanhar a autoridade
durante o processo. Também é tarefa do assessor telefonar para
jornalistas para revelar informações e até mesmo reclamar de notícias
publicadas.
Em geral, os profissionais responsáveis pela direção
das assessorias de imprensa são contratados diretamente pelo órgão. É o
caso da Secretaria de Comunicação da Presidência da República
(Secom/PR). Nem o atual secretário de imprensa, o jornalista e cientista
político Rodrigo de Almeida, e nem o antecessor dele, Nelson Breve,
eram terceirizados.
Em 2015, entretanto, a Secom já gastou R$ 8,7
milhões em um contrato com a CDN Comunicação para prestação de
assessoria de imprensa.
A terceirização das assessorias
contribuiu para que as agências dedicadas a ramo da comunicação
desenvolvessem muito nos últimos anos. Antes das terceirizações, as
atividades de assessoria de imprensa eram exercidas principalmente por
funcionários de carreira dos respectivos órgãos.
Alguns contratos
estabelecem até a criação de “agências de notícia´´ gerenciadas pelas
empresas, que produzem press-releases (notas a serem enviadas para a
imprensa) em formato de notícia, fotos e vídeos sobre as pautas de
interesse do órgão.
O Blog levantou os dados dos contratos de
assessoria de imprensa do governo federal que têm os valores mais
elevados. A apuração é dos repórteres do UOL André Shalders e Mateus
Netzel.
Sob o comando de George Hilton (PRB), o Ministério do
Esporte é, atualmente, o órgão que mais gasta com serviços de assessoria
de imprensa em toda a administração pública federal. Em seguida vêm o
Ministério do Turismo e a Embratur (R$ 11,4 milhões) e o Ministério da
Cultura (R$ 9,3 milhões).
A conta tende a crescer até o fim de
2015. Nos contratos considerados pela reportagem, já foram empenhados R$
103,6 milhões. O empenho é a primeira etapa para a liberação de
recursos na administração pública. Significa que o governo reconhece a
existência da dívida com a empresa e já separou recursos para quitá-la.
Fonte: Blog do Fernando Rodrigues
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