quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Educação do RN: lançamento de matrícula antecipada para pessoas com deficiências





O lançamento da matrícula antecipada para as pessoas portadoras de deficiência aconteceu  na manhã desta quinta-feira (22) durante o 4º Seminário para gestores da Rede Estadual de Ensino, com a presença do secretário da Educação do RN, Francisco das Chagas Fernandes. O evento, realizado no Auditório Angélica Moura, da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo do Estado, em Natal, abordou o tema "Direitos Humanos e Inclusão Social".

 Na oportunidade, o secretário Francisco das Chagas disse que a inclusão social é uma política nova no país. "Vamos continuar discutindo e aperfeiçoando esta ação no RN e no Brasil". O secretário também lembrou que o próximo concurso do Estado para professor efetivo oferecerá vagas para o cargo de intérprete de libras.

 A matrícula antecipada para as pessoas portadoras de deficiência será feita no período de 3 a 30 de novembro, no endereço www.sigeduc.rn.gov.br. O coordenador da Educação Especial/SEEC, Joiran Medeiros da Silva, disse que desde sua implantação, há uma década, a matrícula antecipada saltou de 2084 efetuadas para mais de 7000 neste ano, o que garante o sucesso desta ação.

 O seminário tem o objetivo de refletir com gestores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs) sobre a importância do seu papel na construção da escola aberta às diferenças e compreender a importância da matrícula antecipada para organização e estruturação da rede de apoio no sistema educacional.

O público alvo do evento é formado por gestores da rede escolar, diretores e técnicos de Direcs, e profissionais dos serviços de apoios educacionais especializados.

O Seminário contou com as presenças da presidente do Conselho Estadual Portadores de Deficiência, Márcia Guedes; do presidente do Conselho Municipal de Portadores de Deficiência, Fernando Gaburre; coordenador de Educação Especial/SEEC, Joiran Medeiros da Silva; chefe de gabinete da SEEC, Rute Regis; e da professora Meire Cavalcante, consultora da Diretoria de Políticas Educação Especial do MEC.

SEEC/ASSECOM

Atendimento na sede do Detran é suspenso após funcionário sofrer infarto e morrer

Parte do atendimento na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), em Cidade da Esperança, na zona Oest...