Mestre Ayres foi preso por inspetores da Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó. Contra o acusado, existia um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça do município de Cedro.
De acordo com o delegado regional de Polícia Civil, Marcos Sandro Nazaré de Lira, cerca de seis pessoas denunciaram o religioso por conta de falsas promessas. Segundo Marcos, o acusado vendia para as vítimas um líquido verde com a garantia de curar doenças. Pelo ‘falso remédio’ era cobrado R$ 400,00.
O delegado Marcos Sandro disse que Iranilson utilizava dois nomes. Quando estava em Cedro, era identificado como ‘Rogério do Oxum’. Depois de enganar pessoas e dar calotes no comércio mudou-se para Icó. Atualmente, apresentava um programa religioso em uma rádio local, onde ficou conhecido como ´Mestre Ayres´. O religioso prometia solucionar problemas de saúde, espiritual e amorosos.
Mestre Ayres foi transferido para Cadeia Pública de Cedro onde ficará a disposição da Justiça. O delegado Marcos Sandro acredita que com a prisão do religioso outras vítimas façam novas denúncias.