sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs comemora 30 anos

conic trinta anos


Ao longo de 30 anos de atuação no Brasil o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) mantém como objetivo “a promoção das relações ecumênicas entre as Igrejas Cristãs e o testemunho conjunto das Igrejas-Membro na defesa dos Direitos Humanos como exigência de fidelidade ao Evangelho”.

São cinco as Igrejas-Membro que fazem parte do Conselho. A Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia – ISOA e a Igreja Presbiteriana Unida – IPU. Fundado em 1982, em Porto Alegre (RS), o CONIC tem hoje a sua sede em Brasília (DF).

A Pastora Romi Márcia Bencke, eleita recentemente secretária-geral do Conselho, lembra que a construção da unidade entre as diversas Igrejas é mantida pelo respeito à identidade de cada uma e ao objetivo comum, que consiste na luta pelos direitos humanos.

“O Conic faz esse trabalho de facilitação e do diálogo e as cinco Igrejas-Membro sempre foram muito presentes de maneira, que podemos dar nosso testemunho evangélico à sociedade na busca pelos direitos humanos”.

Romi destaca das ações realizadas pelo Conselho a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e as Campanhas da Fraternidade de caráter ecumênico.

“Entre as principais ações do CONIC está a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que acontece todos os anos. Ela é um movimento internacional e aqui no Brasil quem coordena essa atividade é o CONIC. Outra ação tem sido a Campanha da Fraternidade Ecumênica, que já realizamos três. A última em 2010 foi um momento de abertura muito grande”.

A secretária-geral informa que está em processo de debate uma consulta sobre diálogo religioso para todos os regionais do CONIC, para que “possa ser discutida a possibilidade de abertura ao diálogo para outras religiões, contemplando o aspecto inter-religioso”.

Sobre como pode ser promovido o ecumenismo, a pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, afirma que é na vivência que ele acontece.

“O ecumenismo se promove na vivência. O ecumenismo institucional feito pelo CONIC é um pouco difícil, mas quando vamos ao dia a dia das pessoas, ele acontece sem essa reflexão teórica, mas na prática. Entre leigos o ecumenismo acontece de uma maneira muito autêntica muitas vezes, eles não sabem que é ecumenismo, mas eles vivenciam essa realidade”.

O estabelecimento de relações ecumênicas é possível quando as pessoas estão abertas, afirma Romi.  

“Sempre que as pessoas tem essa abertura, é quando o outro não representa uma ameaça, quando estou convicto da minha pertença, mas eu quero conhecer o outro”.

Ao contrário, quando há disputa pelos membros, o que Romi chama de “mercado religioso” acaba gerando a intolerância que ocupa o lugar do diálogo e do respeito.

“Dentro de um contexto de um mercado religioso das Igrejas que não querem perder seus membros acontece a questão da disputa. Esse movimento acaba prejudicando o ecumenismo e pode conduzir à intolerância. Dentro de uma conjuntura atual, em que muitos brigam pelos seus membros é gerada a intolerância”.

O ex-presidente Gottfried Brakemeier em mensagem no site do Conselho lembrou a busca pela unidade cristã promovida pela entidade.

“Sempre considerei o CONIC uma das mais importantes organizações ecumênicas do País. É foro de diálogo e mesmo de disputas. Conjuga iniciativas das Igrejas e estimula o esforço pela unidade cristã. Os tempos mudaram. Mas o desafio permanece. Jesus Cristo convida as Igrejas que integram o seu corpo a cooperar no crescimento do reino de Deus em prol da salvação da criatura e da glória de Deus”.

A secretária-geral destacou ainda, que o tema da semana dedicada ao ecumenismo em 2013, irá refletir o tema: ‘O que Deus exige de nós’ sobre a realidade social dos dalits na Índia.

Hoje (30) às 20h, acontece uma celebração em comemoração ao aniversário do Conselho na Paróquia São José Operário em Brasília (DF), nessa ocasião será lançada a consulta sobre o diálogo inter-religioso. 

 Portal A12











Nenhum comentário:

FPM: terceiro decêndio será creditado nesta terça-feira, 30

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que o terceiro decêndio de abril de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (F...