sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Campanha vai arrecadar recursos em beneficio às vítimas da seca em Pernambuco

CÁRITAS

A Arquidiocese de Olinda e Recife lançou recentemente uma campanha de doações de água mineral em beneficio às famílias vítimas da seca no Estado.

A campanha, que é realizada em parceria com a Federação dos Agricultores na Agricultura em Pernambuco (Fetape), recebe também o apoio da Cáritas Regional NE II.

Em entrevista ao Portal A12.com, o secretário da Cáritas Regional NE II, padre Jandeilson Rodrigues de Alencar afirmou que o organismo da CNBB vai coordenar a campanha junto aos movimentos sociais do Estado e arrecadará também recursos financeiros.

A seca é uma realidade do semiárido brasileiro e iniciativas do Estado, Igrejas, empresários, sociedade civil organizada ajudam às famílias a superação de tamanha adversidade. Estas iniciativas têm contribuído para diminuir a fome, a mortalidade infantil e o êxodo.

Uma reunião entre a Arquidiocese de Olinda e Recife e a Cáritas Regional na tarde de ontem (29) estabeleceu três indicativos para a condução da campanha.

“Primeiramente a Cáritas Regional vai fortalecer a Campanha de arrecadação de água para consumo humano. A arrecadação será feita no mês de dezembro em 4 municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco”, afirmou o secretário.

Padre Jandeilson Rodrigues afirmou também que a Cáritas vai abrir uma campanha de doação de recursos para a implementação de obras hídricas como captação de água de cisternas e barragens subterrâneas.

“Nossa terceira indicação é a elaboração de um plano estratégico com ações de convivência para o semiárido envolvendo municípios e Estados. Planejamos entregar este plano em janeiro de 2013 para a Presidente Dilma Rousseff”, afirmou o padre.

Para o arcebispo da região, Dom Fernando Saburido, a seca não é só problema de quem está no Agreste ou Sertão do Estado, mas de toda a sociedade.

O dinheiro será empregado na execução de obras estruturadoras, como a construção de barragens subterrâneas, para que as famílias do interior possam ter água em períodos de forte estiagem.

CNBB – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta semana uma nota oficial manifestando preocupação com a seca no Nordeste.

Na nota oficial, os bispos ressaltam risco de colapso hídrico urbano devido à falta de planejamento para um adequado fornecimento de água. Leia aqui a nota oficial da CNBB.

Polyana Gonzaga
Redação Portal A12


Nenhum comentário:

FPM: terceiro decêndio será creditado nesta terça-feira, 30

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que o terceiro decêndio de abril de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (F...