quarta-feira, 3 de julho de 2019

Profeta das chuvas afirma que a experiência da fogueira de São João sinaliza grande inverno em 2020


Em entrevista à TV Diário do Sertão, o agricultor Francisco Cipriano, mais conhecido por Chico Cipriano, 74 anos falou sobre sua experiência para o inverno do próximo ano.

Morador do Sítio Terra Molhada, em Cajazeiras/PB, o agricultor aproveita as festividades juninas e a fogueira de São João para fazer a experiência do inverno.

A experiência que aprendeu dos seus pais prevê como será a quadra invernosa do ano seguinte. Ele contou que coloca uma garrafa com água em baixo da fogueira, e no dia seguinte retira, se a água da garrafa aumentar o inverno é bom, mas se diminuir os tempos serão difíceis.

”A garrafa foi fechada com uma rolha e enterrada embaixo da fogueira. O acendimento da fogueira ocorreu às 18h do domingo, dia 23, e queimou até por volta das 06h da segunda-feira, dia 24. Após quase 12 horas, a garrafa foi retirada e a água de dentro da garrafa aumentou o volume, o que é uma previsão de um grande inverno em 2020”, contou Chico Cipriano.

Fonte: Jacó Costa

Nenhum comentário:

Governo do RN elabora projeto de recuperação para açude em Venha-Ver

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Prefeitura de Venha-Ver, município da região do Alto Oeste potiguar, está tr...