sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Fifa reconhece títulos mundiais de clubes a partir de 1960

A Fifa reconhece como oficiais os títulos mundiais obtidos por clubes sul-americanos e europeus entre 1960 e 2000. Mas deixa de fora torneios como os de 1951, vencidos pelo Palmeiras.

Nesta sexta-feira,27, na reunião do Conselho da Fifa realizada na Índia, a entidade aprovou a proposta da Conmebol e, assim, espera colocar fim a uma polêmica que dura anos.

Nesta semana, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, já havia antecipado ao Estado com exclusividade que a aprovação estava à caminho. Os europeus tinham dado uma sinalização também no sentido positivo.

Em 2014, o ex-presidente Joseph Blatter atendeu a um pedido do ex-ministro dos Esportes, Aldo Rebello, e enviou uma carta reconhecendo o título de 1951 como sendo uma conquista mundial para o Palmeiras. Neste ano, porém, a Fifa esclareceu que, ainda que reconhecesse o valor das disputas passadas, apenas poderia reconhecer como "oficial" os torneios promovidos por ela. Isso significava que não apenas o de 1951 estava descartado, mas também as disputas entre sul-americanos e europeus entre 1960 e 2000, inclusive em Tóquio.

A Conmebol decidiu reagir e pedir oficialmente que o assunto fosse reconsiderado. Mas mesmo a entidade sul-americana reconhece que não tinha argumentos para defender que torneios antes de 1960 fossem considerados como oficiais. Alejandro Domingues, presidente da entidade, explicou ao Estado que o ano de 1960 foi escolhido por conta do início também da Taça Libertadores das Américas e que define quem era o representante da região numa disputa mundial.

Para 1951, porém, o Mundial que o Palmeiras alega ter vencido ocorreu quando a Libertadores ainda não existia. Em 1952, o mesmo torneio foi vencido pelo Fluminense.

Com o reconhecimento oficial da Fifa, portanto, são campeões mundiais pelo Brasil o Flamengo, Grêmio, São Paulo e o Santos de Pelé. Corinthians, com os Mundiais de 2000 e 2012, e o Inter-RS com o de 2006, já eram oficialmente reconhecidos.

Nem o Palmeiras e nem o Fluminense, por essa definição do Conselho da Fifa, podem ser considerados oficialmente como campeões mundiais de clubes.

MSN

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...