quarta-feira, 27 de março de 2019

RN entrega plano emergencial ao Ministério da Saúde


A fim de obter recursos adicionais para enfrentar a crise assistencial da Saúde pública no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra entregou o Plano Estadual de Saúde ao secretário Executivo do Ministério da Saúde (MS), João Gobbardo dos Reis, em Brasília, nesta quarta-feira (27). O documento apresenta as ações e recursos necessários para equacionar, no curto e médio prazos, as situações mais críticas e evitar o colapso na prestação de serviços no setor.  

“A reunião com Dr. João Gobbardo foi extremamente cordial e ele recebeu muito bem as nossas requisições. Apresentamos nossas demandas que requerem apoio do Ministério com o aporte de recursos para que tenhamos um adicional financeiro e possamos enfrentar essa crise que estamos vivendo no estado na atenção à saúde”, afirmou Fátima, acompanhada do secretário de Saúde, Cipriano Maia, da senadora Zenaide Maia e do deputado federal Rafael Motta. A chefe do Executivo estadual destacou como um dos principais gargalos da crise as filas das cirurgias eletivas e de urgência que hoje já somam mais oito mil procedimentos.

De acordo com Cipriano Maia, o secretário do MS firmou o compromisso de publicar em breve a portaria que integra o Hospital da Polícia Militar ao SUS. Cipriano frisou ainda que a partir do plano será possível planejar a reestruturação do SUS no estado. “Nós temos demandas para ampliação do Samu, recuperação da nossa rede hospitalar, o apoio para implantação dos consórcios regionais e policlínicas”, disse.

Fique por dentro:
Em 2018, foram sequestrados mais de R$ 60 milhões do Tesouro Estadual do RN para atender decisões judiciais relativas à saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde mantém, por decisão judicial, contrato de 30 leitos de UTI junto à rede privada, com custo anual que supera os R$ 50 milhões.

O Sistema de Regulação no RN tem 3.452 pacientes na fila de espera por cirurgias eletivas e 4.940 na fila das cirurgias de urgência, totalizando 8.392.

ASSECOM/RN

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...