Radio

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Desabastecimento de água atinge 80% dos municípios no RN




Situação mais crítica de falta de água é constatada nas regiões do Alto Oeste, Seridó e litoral Sul.

A falta de água no Rio Grande do Norte atinge 80% dos municípios do Rio Grande do Norte. Em oito deles, o colapso de abastecimento é total com falta de água nas torneiras e nos outros, o rodízio semanal no abastecimento é constante.


As três regiões mais críticas do Rio Grande do Norte são: Alto Oeste, Seridó e litoral Sul. 


Os municípios em colapso são: São Miguel, Tenente Ananias, Paraná, João Dias, São Francisco do Oeste, Antonio Martins e Luis Gomes no Alto Oeste e Carnaúba dos Dantas na região Seridó.


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) monitora 46 reservatórios de água que tem reservatório acima de 5 milhões de metros cúbicos. "A situação é preocupante no caso do Gargalheiras, Pau dos Ferros e Alexandria", destaca o secretário. 


De acordo com o secretário, atualmente, o Gargalheiras possui 2,52% de água, o que chamamos de volume morto e Pau dos Ferros 1,52%.   


Os outros reservatórios - Umari, Santa Cruz, Armando Ribeiro e Bonfim - estão em melhor situação. "A barragem Armando Ribeiro Gonçalves é a maior do Estado com mais de 2 bilhões de metros cúbicos", destaca.

No caso do abastecimento metropolitano, feito com água da Lagoa do Bonfim "não há previsão de risco", conta o secretário.

Mairton França disse ainda que o planejamento do abastecimento inclui o que está sendo feito nos estados nordestinos do Ceará, Pernambuco e Paraíba com integração das bacias.

Nominuto

Polícia Civil prende suspeito por feminicídio em Assú

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia (DP) de Assú cumpriram um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, neste ...