O COI (Comitê Olímpico
O acordo incluiu transmissão em TV aberta (licença não exclusiva) e por assinatura, internet e telefone celular (em
"Este acordo de longo prazo com nosso parceiro Grupo Globo demonstra a confiança que temos neles como a maior organização de mídia do Brasil. É também uma expressão de nossa confiança no Brasil e no povo brasileiro. Em breve, o Rio de Janeiro vai receber o mundo como o anfitrião dos primeiros Jogos Olímpicos realizados na América do Sul. Será um momento histórico, unindo a população do Brasil e do mundo em uma celebração dos valores olímpicos e as conquistas dos atletas. Além de transmitir os Jogos Olímpicos até 2032, o Grupo Globo se comprometeu em promover durante todo o ano o esporte e os valores olímpicos, o que contribuirá para assegurar um legado positivo a longo prazo dos Jogos Olímpicos do próximo ano", disse o presidente do COI, Thomas Bach.
"Estamos muito orgulhosos de ser encarregados de transmitir os Jogos Olímpicos, maior acontecimento esportivo do mundo, até 2032. Nosso relacionamento com o COI e com o Movimento Olímpico vem de muitos anos e a renovação deste acordo de longo prazo mostra a crença que o Grupo Globo tem no país, no espírito olímpico e no futuro. Por meio da Agenda Olímpica de 2020, o COI estabeleceu uma visão estratégica clara para o desenvolvimento do esporte e para a promoção dos valores olímpicos no mundo todo. Temos toda a confiança no futuro brilhante do Movimento Olímpico", disse por meio de assessoria de imprensa Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo.
O acordo abrange os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul, em 2018, os Jogos de Tóquio, no Japão, em 2020, os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, na China, no 2022, assim como todos os Jogos Olímpicos até 2032.
A Globo se torna o segundo grupo de comunicação com a parceria com o COI até 2032, na sequência do acordo da norte-americana NBCU para direitos de transmissão nos EUA, que foi anunciado em maio de 2014.
COI e Globo não divulgaram os valores do acordo válido para o Brasil. Já o contrato norte-americano foi no valor de US$ 7,6 bilhões (também válido para todas as plataformas de mídia). O acordo de 2014 a 2032 com a NBCU ainda contempla um bônus de US$ 100 milhões a ser utilizado para a promoção do Movimento Olímpico e seus valores entre 2015 e 2020.
A venda dos direitos de transmissão são a maior fonte de arrecadação do COI, comparável apenas com o programa de patrocinadores da entidade.
Pelos direitos da Olimpíada de Atenas, em 2004, por exemplo, a Globo pagou cerca de US$ 5 milhões. Já os Jogos de Pequim-2008 custaram em torno de US$ 15 milhões.
Em Londres-2012, a transmissão para o Brasil foi da Rede Record, que ficou com a exclusividade do evento na TV aberta por US$ 60 milhões. Os Jogos Rio-2016 custaram cerca de US$ 200 milhões às emissoras brasileiras Globo, Record e Band –que vão transmitir o megaevento no ano que vem.
Fonte: Folha.com