Radio

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Rejeitada proposta que prevê gratuidade para aposentado regularizar CPF

Atualmente, a regularização do CPF é gratuita pela internet. Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa ou Correios, o contribuinte paga taxa de R$ 5,70.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou, na quarta-feira (20), proposta (PL 2378/07) que concede a aposentados e pensionistas isentos do pagamento do Imposto de Renda gratuidade na regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), junto à Receita Federal.


De acordo com o relator, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), embora não implique aumento de despesa ou perda de receita para a União, a proposta tornou-se inócua porque a Declaração Anual de Isento (DAI) não existe mais desde 2008. “Pelas regras em vigor, a indicação de pendência no CPF aplica-se apenas aos casos de omissão de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, a qual não é obrigatória para os contribuintes com rendimentos iguais ou inferiores ao valor do limite de isenção”, explicou.


Atualmente, a regularização do CPF é gratuita pela internet. Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, o contribuinte tem de pagar uma taxa de R$ 5,70.


Tramitação

Como foi rejeitada na única comissão de análise de mérito, a proposta, do deputado Paulo Bornhausen (PSB-SC), será arquivada, a menos que haja recurso de pelo menos 53 deputados para sua votação pelo Plenário da Câmara.

Agencia Câmara
Foto: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Polícia Civil identifica 15 corpos de vítimas de acidente na BR-116

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) identificou, até o momento, 15 corpos de vítimas do grave acidente ocorrido na madrugada do último sá...