Os
clientes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)
que estão com débitos anteriores a agosto de 2012, podem negociar essas
dívidas com descontos de até 50% nas multas e dispensa de juros para os
pagamentos à vista, podendo optar também pelo parcelamento em até 36
meses. A medida visa combater a inadimplência em todo o Estado e
conscientizar os usuários de que precisam pagar pelos serviços de forma
justa, evitando o consumo clandestino e o desperdício de água.
Os
interessados em negociar dívidas devem procurar um dos escritórios da
Caern ou seus guichês nas Centrais do Cidadão até 31 de dezembro deste
ano. O gestor da Unidade de Controle, Arrecadação e Combate à Fraude da
Caern, João Gabriel Assunção, informa que a oportunidade concedida pela
empresa atrai os inadimplentes. “Passada esta fase de negociação com
descontos atrativos, a empresa que já vem fiscalizando as ligações
clandestinas, vai intensificar ainda mais essas ações com a punição dos
infratores”, alertou Gabriel.
A
companhia pretende reativar os serviços para os clientes que tiveram
suas ligações cortadas e agora querem regularizar o atendimento, devem
procurar os escritórios citados nas faturas mensais. O assessor
Comercial da Caern, José Dantas, lembra que a campanha de incentivo à
quitação de débitos no ano passado resultou em 18 mil religações, antes
clandestinas e irregulares. “Quando os usuários pagam pelo que consomem,
não há desperdício, a distribuição fica justa e não compromete
atendimento aos demais consumidores”, destaca.
BENEFÍCIOS
Quem
cometeu a infração de fazer ligação por conta própria, na negociação
com a Caern, é calculado o valor do período de consumo, a partir da data
do corte do serviço e do total são descontados 50% para pagamentos à
vista. Se o cliente escolher o parcelamento, a empresa está oferecendo o
prazo máximo de 36 parcelas mensais, com a entrada mínima de 20% do
valor da dívida e parcelas com valor mínimo da tarifa média cobrada nas
contas mensais.
Encerrado
o prazo em 31 de dezembro, a Caern vai intensificar a fiscalização para
detectar as infrações e o consumo clandestino. Constatada a infração do
tipo furto de água, a equipe registra multa e poderá até suprimir o
ramal de água. Em alguns casos considerados graves, como a reincidência,
é feito um Boletim de Ocorrência para abrir um Processo Civil, informa
Gabriel Assunção.
Quem
tiver interesse nos benefícios concedidos pela companhia, devem
procurar os escritórios da Caern de segunda à sexta-feira, das 7h30 às
11h30 e das 13h30 às 17h30. Se optar por uma Central do Cidadão, poderá
fazê-lo de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9 às
17h.
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