Preocupada com o impacto inflacionário, a presidente Dilma
Rousseff resiste a autorizar uma fórmula de reajuste automático para a
gasolina e diesel nos moldes defendidos pela Petrobras.
Interessada
em uma solução rápida, a presidente da estatal, Graça Foster, tem
tentado, sem sucesso, uma reunião com Dilma e o ministro Guido Mantega
(Fazenda).
O governo federal, sócio majoritário da Petrobras, não
gostou da forma como o reajuste automático foi proposto. Presidente do
conselho de administração, o próprio Mantega se surpreendeu com a
iniciativa. A presidente Dilma, conforme relatos, também ficou
contrariada e, desde outubro, só encontrou Graça em inaugurações.
Segundo
a Folha apurou, o governo está disposto a conceder um reajuste neste
ano dentro da regra atual -por volta de 5% para gasolina e próximo de
10% para o diesel. Mas já fala em deixar para o ano quem vem um tipo de
mecanismo que dê mais previsibilidade à geração de caixa da companhia.No
Palácio do Planalto e na Fazenda, a grande preocupação é que uma
fórmula de reajuste automático da gasolina se transforme numa referência
de indexação para outros setores, que passariam a aumentar seus preços
seguindo o modelo que viesse a ser adotado para a Petrobras.
Nos
bastidores, auxiliares presidenciais afirmam que a fórmula proposta pela
diretoria da Petrobras está descartada. O esforço agora é para
encontrar um meio-termo que, de um lado, contemple a necessidade da
previsibilidade e, de outro, mantenha na órbita do Executivo alguma
autonomia sobre a decisão de reajustes futuros.
O Ministério da
Fazenda tem dúvidas sobre uma fórmula que permita reajustes automáticos
e, por isso, pediu que a estatal refizesse seus cálculos.
Para a área econômica, também não é prudente definir uma nova política de reajuste em um momento de alta volatilidade do dólar.
Sempre
que toca no assunto, Dilma afirma que, se a Petrobras tivesse cumprido
sua meta de elevar a produção, o "fator dólar" não seria um problema
como agora, pois a estatal teria sobra de produção para exportar e,
assim, compensar o gasto com a importação de gasolina e diesel.
Até 2010, a petroleira exportava gasolina, mas passou a importar o produto com o aumento da demanda no mercado interno.
A
companhia previa elevar sua produção para 2,3 milhões de barris/dia,
mas acabou caindo para menos de 2 milhões de barris/dia neste ano. Em
2014, a empresa acredita que conseguirá elevar sua produção com a
operação de novas plataformas.
Segundo assessores, Dilma
compreende a posição da Petrobras, que precisa reforçar seu caixa para
bancar seu plano de exploração do pré-sal, mas argumenta que não pode
adotar fórmulas que pressionem a inflação, sobretudo em ano eleitoral.
O
tema será debatido na reunião do conselho da estatal, adiada da última
sexta para a desta semana, porque não havia consenso entre a Petrobras e
a Fazenda.
Fonte: Folha.com
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