Radio

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Diferença entre dengue, chikunguya e zika vírus está na intensidade, diz especialista


Diferença entre dengue, chikunguya e zika vírus está na intensidade dos sintomas, é o que disse o infectologista André Prudente, presidente da Sociedade Infectologista Norte-rio-grandense em entrevista ao portal Nominuto.com na manhã desta sexta-feira (15).

De acordo com o médico infectologista, a diferença entre as doenças está na intensidade dos sintomas. No caso da dengue, os pacientes podem apresentar febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza entre outros. Já quem é infectado pela chikunguya geralmente sente fortes dores nas articulações.

No caso do zika vírus, os sintomas são mais fracos. “O principal sintoma desta patologia é o aparecimento de manchas pelo corpo. Na maioria dos casos não aparece outras consequências, e a pessoa se recupera com facilidade”, afirmou o médico. Apesar das semelhanças, as três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. 

Em relação ao tratamento, o infectologista disse que no caso da chikunguya e zika a medicação é mais simples. “Nesses casos o paciente precisa apenas de repouso e hidratação. Apenas em um quadro de dengue mais forte que o doente pode necessitar de internamento em uma unidade hospitalar”, afirmou André.

Segundo o presidente da Sociedade Infectologista Norte-rio-grandese, o zica vírus pode ter chegado a Natal no ano passado, durante a Copa do Mundo. “O estudo genético das amostras dos casos notificados foram enviado ao estado do Paraná, lá especialista estão suspeitando de que a doença pode ter chegado ao nosso estado através dos turistas asiáticos, que no ano passado vieram assistir a jogos do mundial de futebol em Natal”, concluiu.

Nominuto

INCÊNDIO A RESIDÊNCIA NA MADRUGADA DE SEGUNDA-FEIRA EM CORONEL JOÃO PESSOA/RN

Na madrugada de segunda-feira, 23 de dezembro, por volta das 03h40min, um incêndio de grandes proporções em uma residência na cidade de Coro...