O equipamento - instalado na Base Aérea de Natal - cobrirá a maior parte da região semiárida e a faixa litorânea do Rio Grande do Norte, e os dados transmitidos subsidiará o trabalho da operação do CEMADEN no monitoramento das áreas de riscos de deslizamento e inundação.
A ação do Centro atende a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, lançado em agosto de 2012, e conta com a instalação de mais 8 radares no país.
Os demais radares a ser instalados serão implantados em regiões que ainda não são monitoradas, como Maceió, AL; Salvador, BA; Petrolina, PE; Almenara, São Francisco e Três Marias, MG; Santa Tereza, ES e Jaraguari, MS. Os investimentos são de mais de R$ 72 milhões.
A partir dos radares será possível para o CEMADEN aprimorar a qualidade da quantificação de chuvas sobre os municípios cobertos pelos radares; melhorar a previsão de tempo de curtíssimo prazo e, também, antecipar a emissão de alertas de desastres naturais.
Ainda como parte do Plano de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres, o CEMADEN já instalou oito pluviômetros (equipamentos os que medem a quantidade de chuva) em áreas de risco de desastres no município de Natal, somando à rede de pluviômetros do CEMADEN um total de 772 unidades instaladas em todo o país. Estes equipamentos, juntos com os radares, também servirão para calibração de modelos hidrológicos e meteorológicos em desenvolvimento no Centro.
*Foto: Divulgação
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário