quarta-feira, 27 de julho de 2022

TRE-RN julga improcedente Representação contra Carlos Eduardo e Fátima Bezerra

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, por maioria de votos, julgou improcedente a representação proposta pelo Diretório Estadual do Partido Liberal (PL/RN) em desfavor de Carlos Eduardo Nunes Alves e Maria de Fátima Bezerra, apontados, respectivamente, como pré-candidato ao cargo de Senador, e pré-candidata ao Governo do Estado, por suposta propaganda eleitoral antecipada divulgada nas redes sociais de Carlos Eduardo. O julgamento aconteceu na sessão plenária dessa terça-feira (26).

Na representação, o PL/RN afirma que o pré-candidato ao Senado Federal, Carlos Eduardo Nunes Alves, realizou postagem em sua rede social Instagram com clara conotação eleitoral. O relator do processo, juiz Fernando Jales, votou pela procedência parcial da representação, com aplicação de multa de R$ 5 mil a Carlos Eduardo Nunes Alves.

“Se o pré-candidato tivesse se limitado a exaltar suas qualidades enquanto gestor e que é mais capacitado, e não tivesse feito esse cotejo entre um lado e outro, eu não estaria entendendo pela caracterização da propaganda antecipada. E nesse contexto aqui dessa propaganda, acredito que se enquadra na questão das ‘palavras mágicas’”, destacou o juiz Fernando Jales.

O desembargador Claudio Santos abriu a divergência na votação. “Qualquer citação de crítica ao governo pela oposição, ou de reafirmação dos seus trabalhos pelos que ocupam o poder, pode ser interpretada como uma propaganda indireta. Julgo improcedente a representação e deixo de aplicar a multa por falta de justa causa”. As juízas Erika Paiva, Adriana Cavalcanti e Sueli Fernandes acompanharam a divergência. Ficaram vencidos o relator e o juiz José Carlos Daniel.

O colegiado do TRE-RN também entendeu, por unanimidade, que a pré-candidata Fátima Bezerra não tinha conhecimento prévio da propaganda e,consequentemente, não aplicou qualquer sanção.

Fábio Dantas e Kelps Lima

Na mesma sessão ainda foi julgada improcedente a Representação proposta pelo Ministério Público Eleitoral contra Fábio Berckmans Veras Dantas e Kelps de Oliveira Lima, pré-candidatos aos cargos de Governador e Deputado Federal, respectivamente, por propaganda eleitoral antecipada.

Segundo a Representação, Fábio Dantas teria afixado, na traseira de seu automóvel, adesivos publicitários em favor das referidas pré-candidaturas.

“A divulgação do nome e número de pré-candidato em adesivos plásticos afixados em automóveis, em dimensões permitidas para o período de campanha, não configura propaganda eleitoral antecipada, desde que ausente pedido explícito de voto e não verse sobre material de custo excessivo ou desarrazoado, que possa desequilibrar o pleito”, destacou o juiz Fernando Jales, relator do processo.

 TRE-RN

Nenhum comentário:

Polícia Resgata Refém e Recupera Caminhão Com Carga Roubada no RN

Uma ação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, na tarde deste sábado (27), resultou no resgate de um refém em São José de Mipib...